Quais são os Anti-inflamatório não esteroidal?
Índice
- Quais são os Anti-inflamatório não esteroidal?
- Qual a diferença entre Anti-inflamatório esteroidal e não esteroidal?
- O que quer dizer não esteroidal?
- Quais são os remédios AINEs?
- O que é um Anti-inflamatório esteróide?
- Quais os principais efeitos colaterais dos AINEs?
- Quais as reações adversas mais comuns dos fármacos AINEs?
- Como funcionam os anti-inflamatórios não esteroides?
- Quais são os tipos de anti-inflamatórios?
- Qual a dose necessária para obter efeito anti-inflamatório?
- Por que devem ser evitados os medicamentos inflamatórios?
Quais são os Anti-inflamatório não esteroidal?
Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.
Qual a diferença entre Anti-inflamatório esteroidal e não esteroidal?
Eles agem inibindo a produção das substâncias que desencadeiam a reação inflamatória. Há dois tipos de remédios anti-inflamatórios: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — mais indicados para tratar dores leves a moderadas que são oriundas de inflamação, mas não regridem com a ação dos analgésicos.
O que quer dizer não esteroidal?
Os anti-inflamatórios não esteroides (abreviadamente, AINEs ou NSAIDs, do inglês Non-steroidal anti-inflammatory drugs) são um grupo variado de fármacos que têm em comum a capacidade de controlar a inflamação, de analgesia (reduzir a dor), e de combater a febre.
Quais são os remédios AINEs?
Exemplos de anti-inflamatórios não esteroides
- Diclofenaco.
- Ibuprofeno.
- Naproxeno.
- Nimesulida.
- Indometacina.
- Cetoprofeno.
- Ácido mefenâmico.
- Piroxicam.
O que é um Anti-inflamatório esteróide?
Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.
Quais os principais efeitos colaterais dos AINEs?
Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Quais as reações adversas mais comuns dos fármacos AINEs?
Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Como funcionam os anti-inflamatórios não esteroides?
- Os anti-inflamatórios não esteroides, uma vez absorvidos e após passarem pelo fígado, se ligam em alta porcentagem a uma proteína plasmática chamada albumina.
Quais são os tipos de anti-inflamatórios?
- As diferenças entre os mais de 20 tipos de anti-inflamatórios presentes no mercado costumam estar na potência de cada uma dessas três ações e nos tipos de efeito colaterais. Neste artigo vamos falar sobre os benefícios e os riscos do uso os anti-inflamatórios não esteroides.
Qual a dose necessária para obter efeito anti-inflamatório?
- Para obter efeito anti-inflamatório semelhante ao dos outros anti-inflamatórios não-esteroides são necessárias doses mais altas (3 g a 4 g). Porém, tais doses são associadas com menor comodidade para o paciente, pela necessidade de administração a cada 6 horas, e com maior frequência de efeitos adversos.
Por que devem ser evitados os medicamentos inflamatórios?
- Importante ressaltar que agem como sintomáticos, não interferindo no decurso destas doenças. Seu uso deve ser evitado em condições em que o processo inflamatório atue como reparador tecidual ou na defesa do organismo, como em traumas pós-cirúrgicos e em infecções.