Que são coordenadas geográficas 2 Qual é a diferença entre paralelo e meridiano?

Índice

Que são coordenadas geográficas 2 Qual é a diferença entre paralelo e meridiano?

Que são coordenadas geográficas 2 Qual é a diferença entre paralelo e meridiano?

A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

Qual a diferença entre paralelo e meridiano?

  • Qual a diferença entre paralelo e meridiano? Em um mapa, os paralelos são as linhas horizontais (latitude), enquanto os meridianos são as linhas imaginárias verticais (longitude). O mesmo pode ser encontrado em qualquer representação cartográfica. Essas linhas cumprem a função de gerar as coordenadas geográficas.

Qual a longitude de um meridiano?

  • Todo meridiano possui uma unidade de medida, chamada de longitude, que é a distância, em graus, entre qualquer meridiano e Greenwich, que possui longitude 0º. Tudo o que estiver a oeste dessa linha faz parte do hemisfério ocidental, e o que estiver a leste faz parte do hemisfério oriental.

Como compreender as coordenadas geográficas?

  • Para você compreender as Coordenadas Geográficas, pense num Plano Cartesiano, onde as linhas verticais são as ordenadas, e as linhas horizontais são as abscissas. Quando elas se cruzam, você tem um ponto determinado no Plano Cartesiano. É a mesma lógica para as Coordenadas Geográficas.

Quais são as coordenadas de latitude e longitude?

  • As coordenadas de Latitude e Longitude foram uma revolução para os navegadores. Agora, no mundo digital, usar o GPS, Google Maps e o Waze viraram rotina para viagens de carro ou moto, por exemplo. Tudo isso tem a ver com os Paralelos e os Meridianos.

Postagens relacionadas: