O que é um estudo descritivo e analítico?

O que é um estudo descritivo e analítico?

O que é um estudo descritivo e analítico?

Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é um estudo analítico?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. ... Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos.

O que é um estudo observacional analítico?

Os delineamentos observacionais analíticos tentam quantificar a relação entre dois fatores, ou seja, o efeito de uma exposição sobre um desfecho. Estes incluem estudos observacionais do tipo caso-controle, de coorte e estudos populacionais transversais.

O que é um estudo quantitativo Analitico?

Método: trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. ... A pesquisa quantitativa aborda um grupo de procedimentos sistemáticos ordenados para coletar dados, partindo do estabelecimento do problema e da escolha dos conceitos para solucioná-los (Polit, & Beck, 2011 (Botega et al., 2005). ...

O que é epidemiologia descritiva e analítica?

Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...

Quais são os tipos de estudos experimentais?

Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.

O que é um estudo observacional?

Estudos observacionais pretendem avaliar se existe associaç˜ao entre um determinado fator e um desfecho sem, entretanto, intervir diretamente na relaço analisada.

Quais são os tipos de estudos observacionais?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

Quais são os resultados de um estudo descritivo?

  • Normalmente, esse tipo de estudo é o que abre caminho para outros mais profundos e complexos sobre um determinado fenômeno, oferecendo dados sobre sua forma e função. Da mesma forma, é comum o pesquisador ser tentado a estabelecer relações causais com resultados de estudos descritivos, o que representa um erro metodológico.

Quais são os estudos descritivos e analíticos realizados no Brasil?

  • Os estudos descritivos e analíticos (ecológico, seccional, caso- controle e coorte) são apresentados e exemplificados com trabalhos realizados no Brasil.

Quais são as desvantagens da análise descritiva?

  • As desvantagens da análise descritivasão: O sigilo e a falta de veracidade dos respondentes é uma das principais deficiências da análise descritiva. Se o questionário de pesquisa não for projetado de maneira apropriada e cuidadosa, poderão ocorrer erros no resultado geral da investigação.

Quais são os estudos descritivos?

  • Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Ou seja, responder à pergunta: quando, onde e quem adoece? A epidemiologia descritiva pode fazer uso de dados

Postagens relacionadas: