O que é endotoxinas e exotoxinas?
Índice
- O que é endotoxinas e exotoxinas?
- Onde é produzida a endotoxina?
- O que causam as endotoxinas?
- São características das exotoxinas?
- O que é uma Exotoxina?
- Quem produz endotoxinas?
- São exemplos de exotoxinas?
- Que são exotoxinas?
- Qual a diferença de ação no organismo do hospedeiro de uma Exotoxina é uma endotoxina?
- Quais são as endotoxinas?
- Por que as bactérias eliminam endotoxina?
- Qual a dose de endotoxina mais perigosa?
- Por que a produção de toxinas é específica?

O que é endotoxinas e exotoxinas?
As toxinas bacterianas são substâncias que alteram o metabolismo normal das células hospedeiras e são classificadas em exotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-positivas, sendo liberadas com a lise das mesmas) e endotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-negativas e atuam como toxinas em circunstâncias especiais).
Onde é produzida a endotoxina?
Endotoxina é uma toxina que é parte integrante da membrana externa de algumas bactérias e só é libertada após a destruição da membrana externa da bactéria das Gram negativas, libertando-se o LPS. As endotoxinas são menos potentes e menos específicas que a maioria das exotoxinas.
O que causam as endotoxinas?
A endotoxina pode causar choque endotóxico ou séptico, lesão tecidual e até morte. No entanto, os processos inflamatórios que podem levar a febre, vômitos, diarreia, alterações na contagem de leucócitos e hipertensão arterial são consequências mais comuns quando consumida junto com algum produto contaminado.
São características das exotoxinas?
Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a receptores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos(bactérias). ... A exotoxina é um dos componentes das bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas possuindo caráter patogênico.
O que é uma Exotoxina?
Exotoxinas – proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias Gram positivas e Gram negativas que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira.
Quem produz endotoxinas?
A endotoxina está presente em todas as bactérias Gram-negativas, independentemente de causarem doença. A parte externa de uma bactéria Gram negativa contém lipopolissacarídeos (LPS) que são usados para estabilidade estrutural. A Endotoxina refere-se a esta parte LPS da bactéria.
São exemplos de exotoxinas?
Exotoxinas são enzimas citolíticas que podem ser produzidas tanto por Gram positivas quanto por Gram negativas. A toxina tetânica, a toxina botulínica e a estreptolisina são exemplos de exotoxinas.
Que são exotoxinas?
Exotoxinas – proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias Gram positivas e Gram negativas que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira.
Qual a diferença de ação no organismo do hospedeiro de uma Exotoxina é uma endotoxina?
- exotoxinas: polipeptídeos secretados pelas células; - endotoxinas: LPS presentes na parede celular de Gram negativas. superfície da célula e interagem com receptores das células do hospedeiro. – protege a bactéria da fagocitose e a isola de outras defesas do hospedeiro.
Quais são as endotoxinas?
- Bacillus cereus, Bacillus anthrcis, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes. As endotoxinas estão localizadas no envelope celular ou na membrana externa das bactérias, e são chamadas de substâncias associadas às células, responsáveis pelos componentes estruturais das bactérias.
Por que as bactérias eliminam endotoxina?
- As bactérias eliminam endotoxina em grandes quantidades após a morte celular e quando estão crescendo e se dividindo ativamente. Uma única Escherichia coli contém cerca de 2 milhões de moléculas de LPS por célula. Endotoxinas têm uma alta estabilidade ao calor, tornando impossível destruí-las sob condições normais de esterilização.
Qual a dose de endotoxina mais perigosa?
- Estes efeitos perigosos ocorrem com uma única dose alta de endotoxina ou com níveis repetidos de exposição. Uma dose de 1 nanograma de LPS por mililitro de produto pode invocar uma reação endotóxica em mamíferos quando o produto é injetado por via intravenosa.
Por que a produção de toxinas é específica?
- A produção de toxinas é específica para certas espécies de bactérias que produzem doenças como, por exemplo, Clostridium tetani, que produz toxinas tetânicas; Sabe-se que a difteria da Cornybacterium produz toxina da difteria. Essas são as cepas virulentas da bactéria que produzem toxinas, enquanto as cepas não-virulentas não.