Quais são as enzimas?

Índice

Quais são as enzimas?

Quais são as enzimas?

As enzimas são proteínas globulares especializadas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações químicas do organismo. É importante destacar que algumas moléculas de RNA, conhecidas como ribozimas, atuam como enzimas.

Qual a estrutura de uma enzima?

Tal como todas as proteínas, as enzimas são formadas por longas cadeias lineares de aminoácidos que sofrem um enovelamento que tem como resultado um produto com estrutura tridimensional. Cada sequência única de aminoácidos produz também uma estrutura tridimensional única que tem propriedade específicas.

Por que as enzimas são formadas?

  • As enzimas são formadas por uma parte protéica, chamada de apoenzima e outra parte não protéica, chamada de co-fator. Quando o co-fator é uma molécula orgânica, recebe a denominação de coenzima. Muitas coenzimas são relacionadas com as vitaminas. O conjunto da enzima + co-fator, é chamado de holoenzima.

Qual é o papel destas enzimas no organismo?

  • Logo, confira alguns tipos de enzimas e qual o papel delas no organismo: Catalase: responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio; DNA polimerase ou Transcriptase Reversa: catalisa a duplicação do DNA; Lactase: responsável por facilitar a hidrólise da lactose;

Qual a especificidade das enzimas?

  • As enzimas apresentam alta especificidade, atuam apenas sobre substratos específicos. As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação das reações nas células. A temperatura, o pH e as enzimas reguladoras são fatores que influenciam na atividade enzimática. Por Helivania Sardinha dos Santos

Quais são as enzimas de uma célula?

  • Uma célula apresenta diversas vias metabólicas, cada uma responsável por uma função específica, por exemplo, a síntese de substâncias, como os aminoácidos. Como dito, as enzimas ligam-se aos substratos nos denominados sítios de ligação.

Postagens relacionadas: