O que é escala Psicometrica?

O que é escala Psicometrica?

O que é escala Psicometrica?

As escalas psicométricas “têm como objetivo estabelecer uma relação de função entre estímulos ambientais (físicos, sociais) e o comportamento do indivíduo”(10), ao avaliar em que medida um dado estímulo consegue imprimir respostas sobre esse, possibilitando, como no caso da EPEA, a mensuração das atitudes dos ...

O que são propriedades psicométricas?

Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. ... Estudos sobre a qualidade desses instrumentos fornecem evidências de como as propriedades de medida foram avaliadas, auxiliando o pesquisador na escolha da melhor ferramenta para utilização.

Como é a construção de um instrumento psicométrico?

Para instrumentos psicométricos, as exigências incluem: fundamentação teórica coerente, estudos sobre características de precisão e validade, procedimentos de administração, correção e interpretação. O objetivo desta nota é ilustrar cada etapa do processo de elaboração e validação de uma escala psicológica.

Quais são os tipos de validade?

Existem quatro tipos ou categorias dentro da validade. Elas são: a validade de conteúdo, a validade preditiva, a validade concorrente e a validade de construto.

Quais são as etapas de um processo de avaliação psicológica?

Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação.

Quais são as propriedades psicométricas necessárias a um teste psicológico?

A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.

O que é instrumento psicológico?

Testes psicométricos são instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de mensuração de determinados construtos, exemplo, fator de inteligência, atenção, mémoria, ansiedade e outras coisas.

Quais são as etapas para a construção de testes psicológicos?

Os requisitos mínimos obri- gatórios que os construtores de testes psicológicos devem atender são: I - apresentação de fundamen- tação teórica, com especial ênfase na definição do(s) construto(s), descrevendo seus aspectos constitutivo e operacional; II - definição dos objetivos do teste e contexto de aplicação, ...

Como elaborar um teste psicológico?

Dicas de como aplicar testes psicológicos

  1. Tenha domínio sobre a prática. Parece óbvio, mas é um conselho que, por conta da pressa e dos muitos afazeres do profissional, pode ser esquecido. ...
  2. Escolha um ambiente adequado. ...
  3. Transmita tranquilidade ao avaliado. ...
  4. Forneça feedbacks de todos os testes.

Quais são as escalas psicológicas para adolescentes?

  • O objetivo da presente nota é ilustrar o processo de elaboração e validade de escalas psicológicas, com exemplos das etapas da construção da Escala de Ajustamento Psicológico para Adolescentes (EAPA) (Reppold, 2005).

Qual é o instrumento Psicométrico?

  • Este instrumento é composto por cinco escalas destinadas à avaliação do ajustamento psicológico de adolescentes entre 11 e 17 anos, que cobrem os construtos ansiedade, humor, conduta social, atenção/atividade motora e conteúdo do pensamento. De acordo com o ITC (2001), a elaboração de um instrumento psicométrico envolve as seguintes etapas:

Quais são as características do psicometrista?

  • O Psicólogo psicometrista possui, em seu espectro atuacional, características para levar a cabo a definição desta área, bem como para manusear os testes psicológicos de acordo com alguns critérios básicos. Estes são: Validade, Fidedignidade e Padronização.

Como ilustrar cada etapa do processo de elaboração de uma escala psicológica?

  • O objetivo desta nota é ilustrar cada etapa do processo de elaboração e validação de uma escala psicológica.

Postagens relacionadas: