O que são epopeias clássicas e primárias Cite exemplos?
Índice
- O que são epopeias clássicas e primárias Cite exemplos?
- O que são epopeias clássicas e primárias?
- Qual a principal diferença entre as epopeias clássicas e as epopeias secundárias?
- Quais são as epopeias secundárias?
- O que são as epopeias de imitação?
- Quais são as epopeias mais conhecidas?
- Quais são as epopeias primárias?
- Qual a origem das epopeias secundárias?
- Como é classificada uma epopeia?
- Quais são os elementos da epopeia?

O que são epopeias clássicas e primárias Cite exemplos?
Epopeia, ou poema épico, é um texto narrativo escrito em versos. Teve sua origem na Antiguidade e entrou em decadência no século XVIII, quando o romance, que é uma narrativa em prosa, tomou o seu lugar. São exemplos de epopeias: Ilíada e Odisseia, de Homero; Eneida, de Virgílio (70 a. ...
O que são epopeias clássicas e primárias?
As epopeias clássicas ou primárias são as mais antigas que se tem registro, ou seja, as feitas por Homero, sendo elas a Odisseia e a Ilíada. Já as epopeias secundárias ou de imitação são as demais epopeias que vieram depois das primárias, seguindo elas como base.
Qual a principal diferença entre as epopeias clássicas e as epopeias secundárias?
Já as intituladas epopeias secundárias podem ser identificadas como as que apresentam heróis que surgiram num contexto secundário, apresentando como grande inspiração as epopeias primárias, como o caso de Ilíada, por exemplo.
Quais são as epopeias secundárias?
Epopeias clássicas ou primárias: Ilíada (guerra entre gregos e troianos) e Odisseia (retorno de Ulisses para a Grécia após a Guerra de Troia), de Homero, do século VIII a.C. Epopeias de imitação ou secundárias: Eneida, de Virgílio, dos anos 30 a 19 a.C.; Os lusíadas (1556), de Luís de Camões.
O que são as epopeias de imitação?
Epopéias de Imitação ou Secundárias Epopéia dos Romanos, criado para glorificar a grandeza de Roma. Virgílio sintetiza as maiores fábulas gregas e de tradição latinas. Somente no Renascimento surge Os Lusíadas de Luis de Camões, que revelam os feitos do herói Vasco da Gama com o objetivo de exaltar os feitos lusitanos.
Quais são as epopeias mais conhecidas?
A Ilíada e a Odisseia, do poeta grego Homero, são os maiores exemplos de epopeias da literatura clássica. Elas se baseiam na Guerra de Tróia e narram as aventuras de Heitor e de Ulisses, respectivamente. Os Lusíadas, poema épico de Camões escrito no Renascimento, é a mais importante epopeia portuguesa.
Quais são as epopeias primárias?
- A Ilíada e a Odisseia, atribuídas a Homero, são consideradas, pelos estudiosos, as epopeias mais importantes, que datam aproximadamente do século VIII a. C. Por isso, são chamadas de epopeias primárias.
Qual a origem das epopeias secundárias?
- Desse modo, inspirados pelas narrativas de Homero, séculos depois, outros autores criaram seus poemas épicos, como a Eneida (século I a. C.), de Virgílio, e Os lusíadas (1572), de Luís Vaz de Camões. Estas foram chamadas, portanto, de epopeias secundárias.
Como é classificada uma epopeia?
- Para ser classificada como epopeia, a obra deve conter as seguintes estruturas: Proposição: parte introdutória, em que o poeta apresenta o tema que será cantado;
Quais são os elementos da epopeia?
- Elementos da Epopeia Os elementos essenciais das narrativas épicas são: Narrador: quem narra a história. Enredo: sucessão dos acontecimentos.