O que é custo direto de fabricação?

O que é custo direto de fabricação?
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
Quais são os custos diretos de fabricação?
O custo direto são os gastos associados à fabricação do produto vendido ou da mão de obra, no caso de prestação de serviços. Por exemplo, se a sua empresa vende doce de leite, seus custos diretos são: a matéria-prima, como o leite; o plástico para as embalagens do produto; e assim por diante.
Quais são os custos indiretos de fabricação?
- Os custos indiretos de fabricação ou, simplesmente, CIFs, correspondem ao terceiro grande grupo de componentes dos custos contáveis. Representam os gastos identificados com a função de produção ou elaboração do serviço a ser comercializado e que, como o próprio nome já revela, não podem ser associados diretamente a um produto ou ...
Quais são os custos diretos?
- Esses custos são classificados em diretos e indiretos. De forma resumida, podemos estabelecer que custos diretos são todos os valores gastos diretamente sobre produtos fabricados ou em fabricação, onde se é possível aferir e medir diretamente, sem a necessidade de rateio.
Quais são os custos diretos e indiretos?
- Agora que você já esclareceu a diferença entre custo e despesa, vamos focar no que nos interessa: o que são os custos diretos e os custos indiretos? Neste texto, você aprenderá o conceito de cada um destes termos, qual a diferença entre eles e exemplos práticos para organizações.
Qual o custo direto do produto?
- O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.