Qual a característica de um corpo eletrizado *?

Índice

Qual a característica de um corpo eletrizado *?

Qual a característica de um corpo eletrizado *?

Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

Como o corpo é eletrizado?

  • Corpo eletrizado O processo de eletrização de um corpo é semelhante ao de um átomo. Se num corpo o número de prótons for igual ao número de elétrons, dizemos que ele está neutro. Quando um corpo apresenta uma falta ou um excesso de elétrons, ele adquire uma carga elétrica Q, que é sempre um número inteiro n de elétrons, de modo que:

Qual é a eletricidade de um corpo?

  • Um corpo é eletricamente neutro, pois ele é composto de átomos. Sabemos que um corpo está totalmente eletrizado quando o número total de prótons que ele possui é totalmente diferente do número total de elétrons. Quantidade de eletricidade (Q)

Quando ocorre a eletrização de corpos neutros?

  • Quando dois corpos (um eletrizado e outro inicialmente neutro) entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado. É quando a eletrização de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximação de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos.

Como descobrir a quantidade de eletricidade de um corpo?

  • Já para descobrir a quantidade de eletricidade (carga elétrica), de um corpo devemos usar a seguinte equação: Quando os corpos estiverem eletrizados positivamente, devemos usar o sinal de +, já quando os corpos estiverem eletrizados negativamente, devemos usar o sinal de -.

Postagens relacionadas: