O que são espécies endêmicas e espécies cosmopolitas?

Índice

O que são espécies endêmicas e espécies cosmopolitas?

O que são espécies endêmicas e espécies cosmopolitas?

Saiba mais neste verbete. Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. ... A Mata Atlântica é outro exemplo: embora boa parte da floresta tenha sido devastada, ela ainda abriga 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são espécies endêmicas.

Qual a diferença entre espécies endêmicas e espécies nativas?

Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. ... Na ecologia, uma espécie endêmica é uma espécie que ocorre exclusivamente em um determinado bioma ou ecossistema.

O que são espécies Disjuntas?

Em biogeografia, um taxon apresenta uma distribuição disjunta se tiver dois ou mais grupos relacionados e que sejam amplamente separados entre si, do ponto de vista geográfico.

Quais são as espécies cosmopolitas?

  • Espécies cosmopolitas são aquelas que se encontram distribuídas em pelo menos 2/3 da superfície terrestre e estão presentes em todos os continentes com exceção da Antártida. O cosmopolitismo tem grande ocorrência principalmente em espécies aquáticas, devido à ligação entre os oceanos e também em espécies ligadas ao homem, como o rato e a barata.

Como ocorrem as espécies endêmicas?

  • Espécies endêmicas são espécies que ocorrem exclusivamente em uma determinada região geográfica. O oposto de endemismo é o cosmopolitanismo, condição na qual uma espécie é amplamente distribuída pelo mundo, o que é bastante raro, já que a maioria das espécies está restrita a uma região geográfica, seja ela ampla ou não.

Por que o cosmopolitismo se diferencia do endemismo?

  • Com isso podemos notar que o cosmopolitismo se diferencia muito do endemismo, por exemplo, já que as espécies endêmicas estão presentes em áreas restritas da superfície terrestre e espécies cosmopolitas estão presentes em quase todo o território do planeta, ou seja, esses seres estão amplamente difundidos pelo mundo.

Qual a diferença entre espécies indígenas e endêmicas?

  • Por fim, espécies indígenas (ou nativas) e espécies endêmicas não se confundem: ambas são originárias de uma determinada área, mas as indígenas também podem ocorrer em outros lugares.

Postagens relacionadas: