O que é um documento visual?

Índice

O que é um documento visual?

O que é um documento visual?

Documento é o tipo de fonte primária no qual obtém-se por meio da escrita e textos não-verbais acontecimentos históricos. São documentos visuais, por exemplo, jornais e revistas.

Quais são as fontes históricas visuais?

Representações pictóricas: quadros, fotos, afrescos, pinturas rupestres, charges etc. Registros orais: testemunhos pessoais e mitos transmitidos oralmente de geração para geração.

O que são fontes históricas visuais?

1. Fontes visuais. São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época.

O que é um documento arqueológico?

consiste na organização e disponibilização dos diversos vestígios e restos materiais identificados na atividade de arqueologia, de forma a garantir o efeito comprobatório, a integridade das informações contidas, do conhecimento adquirido e a disponibilização dessas informações.

O que é fonte material visual?

São formas de linguagem visual que utilizam imagens para representar determinado tema, importantes como fontes informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidas.

Quais são exemplos de fontes orais?

Alguns exemplos de fontes orais são:

  • Lendas.
  • Mitos.
  • Relatos.
  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Discursos.

São exemplos de fontes iconográficas *?

São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos.

Quais são os documentos históricos?

  • Os documentos históricos são documentos registrados no passado que ajudam a contar e a identificar a história de uma pessoa, de uma cidade, de um país. Através de consultas e pesquisas podemos encontrar os mais variados objetos e tipos de documentos. Eles podem ser divididos em escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais.

Quais são os documentos históricos orais?

  • Fatos que alguém conta e que ajudam a identificar uma história são considerados documentos históricos orais. Os filmes e desenhos animados vistos na televisão ou no cinema são exemplos de documentos históricos visuais.

Quais documentos trazem informações sobre nós?

  • Desde crianças, convivemos com muitos documentos que trazem informações sobre nós. Essas informações estão em imagens e textos. Podemos entender por documentos escritos as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações, desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos.

Quais são os documentos mais variados?

  • Através de consultas e pesquisas podemos encontrar os mais variados objetos e tipos de documentos. Eles podem ser divididos em escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais. Vamos comentar sobre esses documentos.

Postagens relacionadas: