O que são estratégias didáticas?

Índice

O que são estratégias didáticas?

O que são estratégias didáticas?

As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes.

O que são estratégias metodológicas de ensino?

As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.

O que é a didática geral?

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

Qual é a diferença entre metodologia e estratégia?

Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. É o caminho percorrido, a maneira utilizada para atingir o objetivo. ... A Metodologia do Plano de aula, também chamada de Estratégia, a nível de praticidade, deve conter três momentos básicos: 1.

Quais são as estratégias de ensino?

As principais estratégias de ensino

  • Dinâmicas e trabalhos em grupo. Além de estimular a sociabilidade dos alunos, utilizar esta estratégia fomenta o debate e enrique a aula com a participação de todos os alunos do grupo. ...
  • Resolução de problemas. ...
  • Júri simulado. ...
  • Brainstorming. ...
  • Introdução de novas tecnologias.

Quais as estratégias do ensino remoto?

Há uma série de metodologias que podem ser adotadas, como a sala de aula invertida (caracterizada pela troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em jogos (que utiliza aspectos de games no ensino) e educação baseada em competências (permite nivelar melhor o aluno com base nas suas ...

Como elaborar uma estratégia de ensino?

Para colocar em prática as estratégias de ensino, você precisa conhecer seus alunos, considerar a dinâmica da turma, estudar e selecionar os métodos apropriados. Claro que, aplicar diferentes estratégias de ensino significa sair da zona de conforto. Isso vale tanto para o professor quanto para os estudantes.

O que colocar em estratégias no plano de aula?

As estratégias visam atingir objetivos. E portanto, há que ter clareza sobre aonde se pretende chegar naquele momento com o processo de ensino aprendizagem. Por isso, os objetivos que o norteiam devem estar claros, tanto para professores quanto para alunos.

Quais as estratégias didáticas?

  • Através das estratégias aplicamos ou exploramos meios, modos, jeitos, formas, de evidenciar o pensamento, respeitando às condições favoráveis para se executar ou fazer algo. Um último ponto a ser ressaltado sobre as estratégias didáticas é que muitas vezes acomodamos em uma única estratégia.

Qual o significado da palavra estratégia?

  • A palavra estratégia tem vários significados e é um conceito que está presente em vários contextos, sendo por isso dífícil a sua definição. Em sentido figurado, uma estratégia normalmente é estipulada para ultrapassar algum problema, e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade , astúcia ou esperteza .

Quais são as estratégias pedagógicas?

  • As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes. Assim, a escolha das estratégias deve levar em ...

Quais são os sentidos da palavra estratégia?

  • 22 sinônimos de estratégia para 3 sentidos da palavra estratégia: Tática: 1 plano, técnica, método, tática. Estratagema: 2 enredo, ardil, artimanha, armadilha, artifício, estratagema, expediente, manha, subterfúgio, trama. Engenho: 3 talento, sagacidade, engenho, perícia, astúcia, engenhosidade, esperteza, habilidade.

Postagens relacionadas: