Como funciona a estratégia psicodinâmica?

Índice

Como funciona a estratégia psicodinâmica?

Como funciona a estratégia psicodinâmica?

A psicodinâmica do trabalho tem ressaltado que os homens constroem estratégias defensivas como recursos simbólicos de virilidade, que tem a função de negar a percepção do perigo e ocultar a percepção de vulnerabilidade.

Como minimizar o sofrimento no trabalho?

Para minimizar o sofrimento, os participantes buscam realizar o máximo de atividades possíveis, negando seu sofrimento. Os resultados encontrados podem servir de base para a elaboração de políticas públicas de apoio social e desenvolvimento para as pessoas que se encontram em situação de não trabalho.

O que é ideologia defensiva?

A ideologia defensiva é funcional a nível de grupo, de sua coesão, de sua coragem, e é funcional também a nível do trabalho; é a garantia da produtividade (DEJOURS, 1992).

O que é mobilização subjetiva?

A mobilização subjetiva, segundo Dejours (1999), é definida como um processo caracterizado pelo uso dos recursos psicológicos do trabalhador e pelo espaço público de discussões sobre o trabalho, em que há deliberações.

Qual o objetivo da Psicodinamica do trabalho?

A Psicodinâmica do Trabalho busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho.

O que é o sofrimento para Dejours?

Quando Dejours fala da ambivalência bem-estar e “loucura” quer dizer que o sofrimento no trabalho pode ser entendido “como o espaço de luta que ocorre o campo situado entre, de um lado, o bem-estar, e, de outro, a doença mental ou a loucura” (DEJOURS, 1993, p. 153).

O que é sofrimento patogênico?

O patogênico se inicia no momento em que foram explorados todos os recursos defensivos do indivíduo. Esse tipo de sofrimento é uma espécie de resíduo não compensado, que leva a uma destruição do equilíbrio psíquico do sujeito, empurrando-o para uma lenta e brutal destruição orgânica.

O que é ressonância simbólica?

A ressonância simbólica ocorre quando há uma compatibilização entre as representações simbólicas do sujeito, seus investimentos pulsionais e a realidade de trabalho: ... A ressonância simbólica é a reconciliação entre o inconsciente e os objetivos da produção.

Qual o objetivo da ergologia?

Ergologia propõe colocar em diálogo os saberes científicos com os saberes imanentes à atividade, por meio de um dispositivo dinâmico de três polos (TRINQUET, 2010), cuja proposta central é o confronto entre os portadores do conhecimento conceitual e os trabalhadores, portadores dos saberes imanentes à atividade ( ...

Quais são as estratégias ofensivas das empresas?

  • Segundo Hooley (1997), as empresas podem seguir as seguintes estratégias ofensivas básicas: Ataque frontal: Estratégia utilizada quando o ambiente competitivo é forte e o desafiante precisa estar em número maior para sair vitorioso.

Quais são as estratégias de combate?

  • Em tais ocasiões, líderes se reuniam para traçar um desenho das ações que seriam realizadas no campo de combate posteriormente. Quando o transferimos o conceito para o mundo corporativo, seu sentido permanece. Estratégias são ações pensadas para extrair o máximo de vantagens sobre um adversário.

Por que se trata de uma estratégia?

  • Serve para descobrir brechas que permitam a conquista de superioridade em um ou mais componentes comerciais. Em outras palavras, superar os demais competidores do mercado. Por se tratar de uma estratégia, podemos dizer que está vinculada ao planejamento.

Qual é o segredo da estratégia de enfoque?

  • Ou seja, de um jeito ou de outro, tem na diferenciação uma estratégia permanente. Seguindo nas lições de Porter, temos a estratégia de enfoque. Aqui, o segredo está na seguinte palavra-chave: segmentação. Ou seja, a empresa alcança a vantagem competitiva por meio do direcionamento a um determinado nicho de mercado.

Postagens relacionadas: