Qual o principal objetivo do uso associado a estatina com prática de exercício físico em pessoas Dislipidêmicas?

Qual o principal objetivo do uso associado a estatina com prática de exercício físico em pessoas Dislipidêmicas?

Qual o principal objetivo do uso associado a estatina com prática de exercício físico em pessoas Dislipidêmicas?

A associação do tratamento medicamentoso por estatinas com a prática de exercícios físicos pode reduzir substancialmente o risco de mortalidade cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos, porém sua realização vem sendo associada à exacerbação de quadros miopáticos.

Como as estatinas agem no organismo?

As estatinas são agentes hipolipemiantes que exercem os seus efeitos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol, levando a uma redução do colesterol tecidual e um conseqüente aumento na expressão dos receptores de LDL.

Para que as estatinas são indicadas?

Hoje, as estatinas são drogas anti-aterosclerose. Tanto é verdade que as novas diretrizes de tratamento da dislipidemia indicam estatina baseado no risco cardiovascular. Se um paciente apresenta risco elevado, ele é candidato a usar estatina mesmo com o valor do LDL na faixa normal.

Quando suspender as estatinas?

A medicação deve ser suspensa em caso de aumento progressivo de CPK ou piora dos sintomas. Todos os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento em caso de desconforto muscular ou alteração da cor da urina. Se o paciente se queixar de dor, desconforto ou fraqueza muscular, a CPK deve ser dosada.

Qual o efeito final apresentado pelo uso das estatinas?

Vale ressaltar que o efeito farmacológico das estatinas é a diminuição da síntese de colesterol no fígado, pela inibição da HMG-CoA e as mesmas precisam ser transportadas de forma eficiente através da membrana plasmática sinusoidal dos hepatócitos.

Quais os principais benefícios da atividade física para pacientes com dislipidemias?

Independentemente dis- so, a prática regular de exercício físico pode pro- porcionar efeitos benéficos tais como diminuição nas concentrações plasmáticas de triglicérides, colesterol, LDL e aumento na concentração plas- mática de HDL o que é de extrema relevância para a saúde vascular16,17.

Quais são os efeitos colaterais das estatinas?

Entre as complicações mais recorrentes, estão os problemas musculares, cognitivos, sexuais e de memória, além de dor ou dormência nas extremidades. Também já foram diagnosticados casos de elevação de glicose no sangue (maior risco de ter diabetes) e complicações nos tendões.

Qual o mecanismo de ação dos inibidores da HMG-CoA?

O mecanismo de ação das estatinas é caracterizado pela inibição da enzima HMG-CoA redutase, sendo essa inibição reversível e competitiva com o substrato da HMG-CoA, que é o Mevalonato. Desta forma, ocorre a redução do colesterol.

Qual a melhor das estatinas?

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.

Porque as estatinas devem ser tomadas à noite?

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.

Qual a importância da dislipidemia?

  • A dislipidemia é, de facto, um dos principais fatores de risco da aterosclerose, que representa a principal causa de morte dos países desenvolvidos, incluindo Portugal. A sua importância deriva da sua associação a doenças do coração e cerebrovasculares, particularmente à aterosclerose.

Como a dislipidemia afeta a saúde?

  • A presença de uma dislipidemia afeta a qualidade global de saúde, contribuindo para o espessamento e rigidez das artérias, sobretudo se não for devidamente acompanhada e tratada. Como não origina sintomas durante anos, a doença pode evoluir para um enfarte do miocárdio ou para um acidente vascular cerebral.

Como funcionam as estatinas?

  • As estatinas funcionam primeiramente por monitorizar a produção de colesterol pelo fígado. Esta acção dá-se pelo bloqueio da enzima do fígado responsável pela produção de colesterol. O corpo produz até 75% do seu próprio colesterol, sendo o resto derivado das gorduras dos alimentos que consumimos.

Quais são as estatinas para tratar o colesterol alto?

  • As estatinas são medicamentos mais usados para tratar o colesterol alto. As mais usadas são: Sinvastatina, Atorvastatina, ... A Rosuvastatina e Atorvastatina também são as que possuem melhores resultados na redução dos triglicerídeos e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom).

Postagens relacionadas: