Quando utilizar estacas cravadas?
Índice
- Quando utilizar estacas cravadas?
- Para que serve uma estaca?
- Quais as diferenças entre as estacas escavadas e cravadas?
- Quando utilizar estaca de concreto?
- Qual a finalidade da Nega na cravação de estacas?
- Qual tipo de estaca mais barata?
- Qual a principal diferença da estaca Franki para as demais estacas?
- Quais as principais vantagens e desvantagens das estacas Pré-moldadas de concreto?
- Por que as estacas podem ser diferentes?
- Como são classificadas as estacas?
- Quais são as estacas pré-fabricadas?
- Quais são os tipos de estacas prancha?

Quando utilizar estacas cravadas?
Estacas cravadas podem ser utilizadas em :
- Emissão de ruído.
- Mais oneroso.
- Emissão de vibração.
Para que serve uma estaca?
As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. A transmissão das cargas para o solo é feita de duas formas, pelo atrito lateral entre a estaca e o solo e pela resistência de ponta da estaca.
Quais as diferenças entre as estacas escavadas e cravadas?
Detalhe importante: neste tipo de fundação não há descida de operários. As estacas podem ser: Cravadas: por percussão (golpes de martelo), prensagem (com macaco hidráulico) ou vibração. ... Escavadas: há retirada de material, podendo ser do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua ou estaca raiz.
Quando utilizar estaca de concreto?
Além do controle de qualidade, as estacas pré-moldadas de concreto são excelentes opções para execução de fundação em solos com lençol freático próximo ao nível do solo e colaboram com uma obra mais limpa, uma vez que não há escavação, eliminando custos de bota fora e limpeza da obra.
Qual a finalidade da Nega na cravação de estacas?
Nega é o comprimento médio, pré-fixado em projeto, obtido dos 10 últimos golpes do martelo (ou pilão) durante o processo de cravação de uma estaca. É uma medida dinâmica e indireta da capacidade de carga de uma estaca e tem o objetivo de verificar a uniformidade do estaqueamento.
Qual tipo de estaca mais barata?
Estacas a trado rotativo ou mecanizado Também denominadas de estacas escavadas, apresentam processo produtivo mais barato e podem ser utilizadas em vários tipos de solos, inclusive com presença de lençol freático, desde que utilizadas camisas metálicas antes da escavação.
Qual a principal diferença da estaca Franki para as demais estacas?
Quando usar Estaca Franki? Sua versatilidade e alta capacidade de distribuir cargas a tornam um excelente tipo de fundação para solos onde a camada resistente é muito profunda ou estratificada. Sua base alargada fornece uma maior resistência de ponta quando comparada às estacas sem variação de diâmetro.
Quais as principais vantagens e desvantagens das estacas Pré-moldadas de concreto?
Vantagens: São indicadas para recuperação de patologias sem o uso de demolições. Desvantagens: Tem alto custo e longo tempo de cravação.
Por que as estacas podem ser diferentes?
- As estacas podem ser de diferentes materiais e formatos, executadas e dimensionadas de maneiras variadas. Por que? Porque existem muitos tipos de solos e dependerá das cargas de cada edificação.
Como são classificadas as estacas?
- As estacas são classificadas como elementos de fundação profunda (mais de 3m segundo a NBR 6122), utilizadas para transmitir as cargas da edificação para o solo. Isso é feito de duas formas: pelas laterais da estaca (resistência de fuste) e pela ponta.
Quais são as estacas pré-fabricadas?
- As estacas pré-fabricadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão, prensagem ou vibração e por fazerem parte do grupo denominado de estacas de deslocamento. No Brasil, o sistema de cravação por percussão é o que predomina.
Quais são os tipos de estacas prancha?
- Existem inúmeros tipos de estacas prancha no mercado, o que varia em cada um dos modelos são os perfis metálicos utilizados.