O que são esteróides anabólicos androgênicos e por que eles são usados por atletas velocistas?

O que são esteróides anabólicos androgênicos e por que eles são usados por atletas velocistas?

O que são esteróides anabólicos androgênicos e por que eles são usados por atletas velocistas?

RESUMO: Esteróides androgênicos anabólicos são recursos ergogênicos comumente utilizados por atletas em busca de melhores desem- penhos. Entretanto, o uso destas substâncias por indivíduos não atletas, para fins estéticos, vêm se tornando um problema crescente em academias e centros esportivos.

Porque o uso de andrógenos exógenos pode levar a castração?

A inibição da secreção de gonodotrofina e a conversão de andrógenos em estrógenos podem provocar atrofia testicular levando a castração química e a azoospermia além de hipertofia prostática (Lize, Gama e Silva, Ferigolo, 1999).

Quais os efeitos colaterais e o abuso de esteróides anabolizantes para os atletas?

menor produção de hormônios, atrofia testicular, oligo/azoospermia, ginecomastia, alteração do metabolismo glicídico ( resistência a insulina e intolerância a glicose) e impotência. Nas mulheres também ocorre alteração do metabolismo glicídico.

O que pode ser compreendido como esteróides e anabolizantes?

Os esteróides anabolizantes são substâncias sintetizadas em laboratório a partir de um hormônio masculino chamado testosterona. A testosterona, por sua vez, é retirada dos testículos e usada para promover um aumento da massa muscular, em atletas recreativos e competitivos.

O que significa esteroides androgênicos anabólicos?

Os esteróides anabólicos androgênicos (EAA) são um grupo de compostos naturais e sintéticos formados a partir da testosterona ou um de seus derivados, cuja indicação terapêutica clássica está associada a situações de hipogonadismo e quadros de deficiência do metabolismo protéico.

O que são efeitos androgênicos?

Os esteróides anabolizantes são responsáveis por uma série de efeitos orgânicos, que podem ser agrupados em anabólicos e androgênicos. Os efeitos anabólicos promovem o aumento da massa e da força muscular; enquanto os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes.

Quais problemas são visíveis em homens que se utilizam constantemente de esteróides anabolizantes sintéticos?

O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado (hepatite, cirrose, esteatose hepática, entre outros) tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, ...

Quais são os efeitos colaterais pelo uso abusivos dos EAA?

Conclusão: os efeitos dos EAA podem ser tanto positivos quanto negativos para a saúde das mulheres. No entanto, quando a sua utilização ocorre sem a devida prescrição e orientação por profissionais da área médica, seus efeitos colaterais podem ser gravíssimos, irreversíveis e até mesmo levar a morte.

O que acontecem com os atletas que utilizam anabolizantes?

O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão ...

Quais são os esteroides anabólicos?

  • Os esteroides anabólicos androgênicos ou EAA são hormônios sintéticos similares a testosteronaque possuem propriedades anabólicas, pois aumentam a massa muscular, e androgênicas: engrossam a voz, aumentam o crescimento de pelos e desenvolvem outras características sexuais masculinas.

Qual a beleza dos esteroides anabolizantes?

  • Porém, a beleza e a força dos esteroides anabolizantes é enganosa, pois leva ao desenvolvimento de vários efeitos indesejáveis. Veja alguns:

Quais são os esteroides?

  • Biologicamente, esteroides fazem parte de um grupo complexo de hormônios e enzimas que interagem para manutenção da vida, estando presentes em quase todas as formas de vida e sendo sintetizadas pelos próprios organismos.

Quais os hormônios esteroides importantes?

  • Hormônios esteroides – corticosteroides, estrogênios, progesterona, androgênios, entre outras. Alguns esteroides importantes Colesterol

Postagens relacionadas: