O que são movimentos Multiarticulares e Monoarticulares?

Índice

O que são movimentos Multiarticulares e Monoarticulares?

O que são movimentos Multiarticulares e Monoarticulares?

Uma das formas de classificarmos os exercícios é de acordo com o número de articulações envolvidas no movimento. Quando ocorre o movimento de apenas uma articulação chamamos este exercício de monoarticular e quando envolve mais de uma articulação chamamos de multiarticular.

O que é exercícios Monoarticulares?

Como o nome já deixa claro, os exercícios monoarticulares trabalham isoladamente, com o movimento de apenas uma articulação, diferente dos multiarticulares. São exercícios específicos para um grupo muscular e tem trabalho efetivo apenas neste grupo.

Quais são os exercícios Monoarticulares?

Os exercícios monoarticulares são os exercícios que movimentam apenas uma articulação durante sua execução e tem como objetivo focar em um determinado grupo muscular de forma a conseguir “isolar” o estímulo neste.

O que é movimento Multiarticular?

Não é difícil supor que exercício multiarticular é aquele que envolve mais de uma articulação e grupo muscular.

O que são os exercícios Multiarticulares e Multiplanares?

Exercícios Multiarticulares e Multiplanares: O Treinamento Funcional usa exercícios multi-articulares (que desenvolvam tanto a capacidade de estabilização quanto a coordenação intramuscular) e multiplanares (que envolvem movimentos das articulações nos três planos). Exercícios que utilizam apoios dos pés ou das mãos.

Quais são os músculos Monoarticulares?

Um músculo pode cruzar apenas uma articulação e é chamado de Monoarticular, exemplo: músculo braquial; pode cruzar duas articulações, Biarticular, exemplo: músculos bíceps braquial; ou cruzar várias articulações, Poliarticular, exemplo: músculos flexores superficiais e profundos dos dedos.

O que é movimento Multiarticulares?

Tecnicamente, exercício multiarticular é todo exercício que move mais de uma articulação quando executado. Mas normalmente considera-se apenas os movimentos em que as articulações desempenham um papel fundamental em sua realização.

Como aplicar os exercícios multiarticulares?

  • Leia também nosso artigo sobre os exercícios multiarticulares e veja todos os seus benefícios e como aplicar em seu treino. Lembre-se que os monoarticulares não podem ser a base de seu programa de exercícios, mas devem ser um complemento mais específico para a musculatura que os multiarticulares não conseguem atingir.

Por que os exercícios monoarticulares são tão eficientes?

  • Os exercícios monoarticulares não são tão eficientes para o desenvolvimento de força muscular, pois ao contrário dos multiarticulares, estes não são capazes de recrutar tanta massa muscular e unidades motoras durante sua execução.

Quais são os treinos multiarticulares?

  • Nos diferentes treinos multiarticulares existem os grupos de músculos principais e auxiliares. Por isso é importante variar no exercício. 5. Existe uma variedade de treinos multiarticulares

Como é possível prescrever exercícios multiarticulares?

  • Um grande erro é esquecer essa informação e prescrever exercícios multiarticulares e ainda muito isolados em uma única sessão de treino. Como o nome já deixa claro, os exercícios monoarticulares trabalham isoladamente, com o movimento de apenas uma articulação, diferente dos multiarticulares.

Postagens relacionadas: