O que significa externalidade positiva e negativa?

Índice

O que significa externalidade positiva e negativa?

O que significa externalidade positiva e negativa?

As externalidades podem surgir entre produtores, entre consumidores ou entre consumidores e produtores. As externalidades podem ser negativas quando a ação de uma parte impõe custos a outra, ou positivas quando a ação de uma parte beneficia outra.

Quais são as externalidades em economia?

  • Em economia, externalidades [1] ou exterioridades são os efeitos colaterais de uma decisão sobre aqueles que não participaram dela. Existe uma externalidade quando há consequências para terceiros que não são levadas em conta por quem toma a decisão.

Como foi desenvolvido o conceito de externalidade?

  • O conceito de externalidade foi desenvolvido pela primeira vez pelo economista Arthur Pigou na década de 1920. O exemplo prototípico de uma externalidade negativa é a poluição ambiental.

Quais as externalidades negativas no mercado?

  • SOARES, Emília Salgado. Externalidades negativas e seus impactos no mercado. São Paulo: EAESPIFGV, 1999. 90 p. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da EAESP/ FGV, Área de Concentração: Planejamento e Finanças Públicas).

Quais são as externalidades de uma intervenção governamental?

  • A presença de externalidades é frequentemente considerada um argumento prima facie para intervenção governamental corretiva. Em The Economics of Social Welfare, A.C. Pigou distinguiu entre o produto privado líquido de uma atividade e o produto social líquido (que leva em consideração todas as externalidades).

Postagens relacionadas: