O que são fármacos estruturalmente específicos e inespecíficos?

O que são fármacos estruturalmente específicos e inespecíficos?

O que são fármacos estruturalmente específicos e inespecíficos?

Fármacos estruturalmente inespecíficos Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efeito biológico.

O que é um fármaco específico?

Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação se- letiva com uma determinada biomacromolécula-alvo que, na maior parte dos casos, são enzimas, receptores metabotrópicos (acoplados a proteína G), receptores ionotrópicos (acoplados a canais iônicos), receptores ligados a quinases, ...

Como os fármacos podem ser classificados?

Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.

Quais são os dois tipos distintos de mecanismo de ação dos medicamentos?

Contudo, a ação farmacológica pode ser classificada em dois grandes grupos, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estes os mecanismos inespecíficos e os específicos.

O que são medicamentos estruturalmente específicos?

Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação com uma estrutura química, que apresenta na maior parte dos casos propriedades de enzima, proteína sinalizadora (receptor), canal iônico ou ácido nucléico.

O que é biotransformação de fármacos?

Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.

Quais características definem um fármaco como estruturalmente específicos?

Os fármacos estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação com uma estrutura química, que apresenta na maior parte dos casos propriedades de enzima, proteína sinalizadora (receptor), canal iônico ou ácido nucléico.

O que são os fármacos?

Fármaco, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é a principal substância da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese.

Quais são os fármacos estruturalmente inespecíficos?

  • Fármacos estruturalmente inespecíficosO s fármacos ditos estrutu- ralmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas proprie- dades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efei- to biológico.

Quais são os fármacos com ação inespecífica?

  • A sua atividade resulta da interação com pequenas moléculas ou íons encontrados no organismo, dependendo de suas propriedades físico-químicas, tais como a solubilidade, o pKa, o poder oxi-redutor e a capacidade de absorção. O exemplo mais conhecido de fármacos com ação inespecífica são os antiácidos.

Como funcionam os fármacos estruturalmente específicos?

  • Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas. Desta forma, apresentam alto grau de seletividade, e a atividade dependerá da interação da estrutura química do fármaco com o sítio de ação específico.

Quais são os fármacos com ação específica?

  • Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas.

Postagens relacionadas: