Qual é a definição de farmaco?

Índice

Qual é a definição de farmaco?

Qual é a definição de farmaco?

Fármaco, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é a principal substância da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese.

Qual a diferença entre a função do remédio é a função do medicamento?

Remédio vem do latim remedium, aquilo que cura. Remédio é um termo mais amplo que medicamento. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor, o desconforto ou a enfermidade. Um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento.

Qual a diferença entre medicamento e veneno de um exemplo?

A diferença entre o medicamento e o veneno está na dose, pelo fato da dose errada poder acarretar uma intoxicação medicamentosa.

Quais as finalidades dos medicamentos Cite exemplos?

Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. A definição legal deixa claro o papel fundamental desse produto, que previne doenças, mantém e recupera a saúde e alivia sintomas.

Quais os tipos de fármaco que existem?

Principais Tipos de Medicamentos

  • Medicamento Fitoterápico. É o medicamento feito exclusivamente à base de plantas. ...
  • Medicamento Alopático. ...
  • Medicamento Homeopático. ...
  • Medicamento Similar. ...
  • Medicamento Genérico. ...
  • Medicamento de Referência. ...
  • Medicamento Manipulado.

Qual a origem da palavra fármaco?

  • A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte. O que interferia no resultado do phármakon, para os gregos, era a dose.

Quais são os fármacos?

  • Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese. São os fármacos que dão origem aos medicamentos, sendo o princípio ativo da forma terapêutica.

Quais são os conceitos da farmacologia?

  • Farmacologia: Conceitos Básicos. Estudo dos fármacos: fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa (RAM). Fármaco (pharmacon = remédio): estrutura química conhecida; propriedade de modificar uma função fisiológica já existente. Não cria função.

Qual é a palavra farmacêutica?

  • Na terminologia farmacêutica, fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedades farmacológicas. Em termos correntes, a palavra fármaco designa todas as substâncias utilizadas em Farmácia e com ação farmacológica, ou, pelo menos, de interesse médico.

Postagens relacionadas: