Quais são os fármacos indutores enzimáticos?

Índice

Quais são os fármacos indutores enzimáticos?

Quais são os fármacos indutores enzimáticos?

Indutores enzimáticos

  • Erva de São João (Hypericum perforatum)
  • Barbitúricos.
  • Carbamazepina.
  • Griseofulvina.
  • Rifampicina.

O que são fármacos inibidores enzimáticos da CYP 450?

O CYP450 é uma importante família de monooxigenases envolvida no metabolismo de medicamentos. As isoenzimas CYP1A2, CYP2B6, CYP2C19, CYP2D6, CYP2E1 e CYP3A4, entre as enzimas que integram o CYP450, são as que parecem contribuir com maior frequência no metabolismo da maioria dos medicamentos.

O que é fármaco substrato?

Fármaco substrato é aquele que induz a ação de uma enzima na metabolização de outro fármaco. Enzimas importantes são aquelas responsáveis por ≥ 30% da metabolização do fármaco. Fármacos indutores são aqueles que potencializam a ação de outros fármacos.

Qual é o sistema de transporte que os fármacos utilizam?

Os fármacos administrados por via intravenosa entram diretamente na circulação sistêmica. Entretanto, os fármacos aplicados por via intramuscular ou subcutânea (SC) devem atravessar uma ou mais membranas biológicas até alcançar a circulação sistêmica.

Como funcionam os inibidores da enzima?

  • As moléculas desses inibidores têm uma estrutura muito parecida com a do substrato da enzima e, por isso, se unem reversivelmente às enzimas, formando um complexo enzima-inibidor muito semelhante ao complexo enzima-substrato, que inativa a catálise da enzima.

Quais são os efeitos da inibição enzimática?

  • - Inibição Enzimática: diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima. Esses efeitos podem ser importantes clinicamente para no tratamento de pacientes infectados por HIV com terapias tripla e quádrupla, porque alguns inibidores de proteases são potentes inibidores das enzimas do P450.

Qual a causa da indução enzimática?

  • - Indução Enzimática: é uma importante causa de interação entre fármacos, induzindo enzimas e, consequentemente, diminuindo a atividade farmacológica de vários outros fármacos. Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância.

Quais os tipos de inibição enzimática reversível?

  • Existem três tipos de inibição enzimática reversível: competitiva, não competitiva e incompetitiva. Esses tipos podem ser distinguidos experimentalmente pelos efeitos do inibidor sobre a cinética de reação da enzima.

Postagens relacionadas: