O que são os fatores Extratextuais?

Índice

O que são os fatores Extratextuais?

O que são os fatores Extratextuais?

Fatores extratextuais incluem o produtor e o emissor do texto e suas intenções, o receptor, o meio através do qual o texto é veiculado, o tempo e o local da comunicação, o motivo para a produção do texto e a função textual.

Quais são os fatores pragmáticos?

Fatores pragmáticos: referem-se aos aspectos extratextuais, ou seja, a elementos que estão fora da língua, mas que, no entanto, influenciam tanto a produção quanto a recepção ou compreensão do texto.

Quais são os fatores pragmáticos da textualidade?

São sete os fatores da textualidade, dois linguísticos e cinco pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade.

O que são incoerências?

Falta de coerência; qualidade de incoerente. 2. [Figurado] Discrepância; desconexão.

Quais os fatores de coerência?

Os fatores da coerência textual incluem o conhecimento de mundo e partilhado dos usuários da língua, as inferências, focalização, consistência, relevância, situacionalidade, informatividade, intencionalidade, intertextualidade e outros.

O que é Situacionalidade exemplos?

Situação: sentido + uso do texto Situacionalidade: adequação do texto à situação sociocomunicativa Exemplo: Dê-me a chave. ... Se, no entanto, deseja-se criticar uma determinada realidade ou expressar sentimentos em relação a ela, pode-se construir um texto que reflita as ambiguidades.

O que é Comunicação e textualidade?

Comunicação e fatores pragmáticos são fundamentais para construção da textualidade – conjunto de particularidades que permite a identificação de uma linguagem como texto, isto é, como uma unidade composta por frases e palavras que têm o objetivo de dizer ou expressar algo.

O que é princípio da textualidade?

A textualidade é o encadeamento que se dá ao longo do texto através da ligação semântica de sentenças. A textualidade abrange um conjunto de características que permite que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases.

Quais são os fatores de textualidade?

  • Os fatores de textualidade são responsáveis por influenciar a produção e a interpretação dos textos. Eles se dividem em duas categorias: os fatores pragmáticos. Cada um deles parte de perspectivas diferentes, porém complementares. Não pare agora...

Quais fatores fundamentais para o desenvolvimento de um texto?

  • Nela, existem 7 fatores fundamentais para o desenvolvimento de um texto. Entendeu? Não? Calma que a gente descomplica pra você!

Qual é o conceito de textualidade?

  • O conceito de textualidade, como analisado acima, refere-se às características presentes em uma produção textual e que são responsáveis por caracterizá-la como texto. O texto, diferentemente, é o produto final, ou seja, a própria produção textual, construída com base nos elementos da textualidade.

Qual o fator de adequação do texto em uma situação?

  • Esse fator diz respeito à adequação do texto em uma situação, referindo-se ao conhecimento da situação comunicativa e às suas regras. Esse fator está relacionado com a competência 1 da prova de redação do ENEM, que é o conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa.

Postagens relacionadas: