O que são fatores locais e Sistemicos?
Índice
- O que são fatores locais e Sistemicos?
- Que fatores locais e sistêmicos contribuem para o sucesso do processo de cicatrização?
- Quais são os fatores que influenciam a cicatrização?
- Quais são as três fases da cicatrização?
- O que é cicatriz de segunda intenção?
- Quais os fatores em interferem no processo de cicatrização e como isso ocorre?
- Quais os fatores que complicam a ferida cirúrgica?
- O que dificulta a cicatrização de uma ferida?

O que são fatores locais e Sistemicos?
As feridas crónicas são influenciadas não só pelas circunstâncias da ferida (fatores locais) mas também pela condição geral do doente (fatores sistémicos). Por essa razão, o tratamento de feridas deve envolver sempre uma abordagem integrada.
Que fatores locais e sistêmicos contribuem para o sucesso do processo de cicatrização?
Dentre os fatores sistêmicos que podem influenciar na reconstituição de uma ferida podemos citar a nutrição, na qual uma deficiência proteica ou vitamínica inibe a síntese de colágeno e retarda o reparo. Doenças como a diabete mellitus, varizes e arteriosclerose também retardam a drenagem venosa.
Quais são os fatores que influenciam a cicatrização?
Alguns nutrientes são especialmente importantes no processo de cicatrização de feridas. Proteínas, carboidratos e gorduras auxiliam na regeneração tecidual. Vitaminas A, C, E e zinco são importantíssimos por sua ação antioxidante.
Quais são as três fases da cicatrização?
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
O que é cicatriz de segunda intenção?
Segunda intenção: neste tipo de cicatrização ocorre perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.
Quais os fatores em interferem no processo de cicatrização e como isso ocorre?
Existem vários fatores que influenciam no reparo total do tecido. Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.
Quais os fatores que complicam a ferida cirúrgica?
Fatores que podem complicar a sua ferida cirúrgica. Infecção – Deve-se observar o aspecto da lesão, buscando sinais de infecção, tais como: coloração avermelhada, endurecimento, drenagem de secreções, edema e calor no local, dor exagerada no local da incisão. Observar temperatura corporal.
O que dificulta a cicatrização de uma ferida?
Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.