O que a prática do treinamento funcional promove?
Índice
- O que a prática do treinamento funcional promove?
- Qual o objetivo da alimentação após a prática do treinamento funcional?
- Qual é a função do treinamento funcional na vida das pessoas?
- Quais os principais pontos sobre o treinamento funcional?
- Qual o posicionamento para iniciantes da prática do treinamento funcional?
- Quais são os exercícios funcionais?
- Quais são os benefícios desse tipo de exercício?
- Quando você está fazendo um exercício funcional?
- Como funciona o treinamento funcional?

O que a prática do treinamento funcional promove?
Hoje, com muitos estudos sendo publicados, sabemos que o treinamento funcional promove mais força muscular, melhora da flexibilidade, otimização da coordenação, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, além do emagrecimento. Isso tudo além de motivação e do aumento da autoestima.
Qual o objetivo da alimentação após a prática do treinamento funcional?
Já a alimentação pós treino tem por objetivo agilizar a recuperação muscular e do organismo, repor os estoques de glicogênio perdido durante o treino, repor líquidos, alimentar as células do sistema imunológico, reconstruir as fibras musculares e renovar o corpo para o próximo treino.
Qual é a função do treinamento funcional na vida das pessoas?
Hoje, com muitos estudos sendo publicados, sabemos que o treinamento funcional promove mais força muscular, melhora da flexibilidade, otimização da coordenação, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, além do emagrecimento. Isso tudo além de motivação e do aumento da autoestima.
Quais os principais pontos sobre o treinamento funcional?
Principais pontos sobre o Treinamento Funcional: benefícios
- desenvolvimento da performance ocupacional;
- melhora da performance desportiva;
- aprimoramento das atividades cotidianas diárias;
- tonificação muscular;
- melhora da flexibilidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio;
- melhora da postura;
Qual o posicionamento para iniciantes da prática do treinamento funcional?
Posição inicial: Decúbito dorsal (barriga para cima) com joelhos flexionados a 90° e pés totalmente apoiados no solo. Mão a frente do corpo e braços alinhados com as coxas. Execução: Iniciar o movimento flexionando o tronco a frente em, aproximadamente 30°, levando as mãos em direção aos joelhos.
Quais são os exercícios funcionais?
- Eles têm sido muito estudados e, embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças. Exercícios funcionais são os movimentos naturais do ser humano, como correr, puxar, agachar, pular e empurrar.
Quais são os benefícios desse tipo de exercício?
- Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações. Os principais benefícios desse tipo de exercício são o ganho de força e de hipertrofia sem exigir das articulações, já que elas se movimentam durante o exercício.
Quando você está fazendo um exercício funcional?
- “Quando você está fazendo um exercício funcional, seja ele qual for, é necessário utilizar a força do corpo e a concentração para exercitá-lo como, por exemplo, o equilíbrio na bola suíça, é preciso recrutar a força e também a concentração para não cair”, conta a professora Ana Paula.
Como funciona o treinamento funcional?
- “O treinamento funcional é uma alternativa não convencional planejada para melhorar o desenvolvimento das capacidades físicas conforme o objetivo de cada indivíduo, seja ele um atleta ou uma pessoa que esteja apenas em busca de qualidade de vida”, conta a profissional de educação física Ana Paula Azevedo.