O que são fármacos estruturalmente específicos?

Índice

O que são fármacos estruturalmente específicos?

O que são fármacos estruturalmente específicos?

Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efeito biológico.

O que são fármacos estruturalmente específicos e estruturalmente inespecíficos?

Os fármacos estruturalmente inespecíficos são fármacos que dependem exclusivamente de suas propriedades físico-químicas como o coeficiente de partição e o coeficiente de ionização para promoverem o efeito farmacológico.

Quais são os locais de ação dos fármacos?

SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.

Quais são os alvos de ação dos fármacos?

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS receptores; canais iônicos; enzimas; transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções.

Qual a especificidade de um fármaco?

  • A especificidade é recíproca: classes individuais de fármacos ligam-se apenas a certos alvos, e alvos individuais só reconhecem determinadas classes de fármacos. É importante ressaltar que nenhum fármaco é completamente específico em sua ação.

Quais são os fármacos?

  • Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese. São os fármacos que dão origem aos medicamentos, sendo o princípio ativo da forma terapêutica.

Quais são os fármacos estruturalmente inespecíficos?

  • Fármacos estruturalmente inespecíficosO s fármacos ditos estrutu- ralmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas proprie- dades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efei- to biológico.

Quais são os fármacos com ação inespecífica?

  • A sua atividade resulta da interação com pequenas moléculas ou íons encontrados no organismo, dependendo de suas propriedades físico-químicas, tais como a solubilidade, o pKa, o poder oxi-redutor e a capacidade de absorção. O exemplo mais conhecido de fármacos com ação inespecífica são os antiácidos.

Postagens relacionadas: