Quais os tipos de feridas enfermagem?

Índice

Quais os tipos de feridas enfermagem?

Quais os tipos de feridas enfermagem?

Feridas traumáticas

  • Laceração: quando o tecido é esmagado por um excesso de pressão.
  • Escoriação: é uma lesão que ocorre na epiderme (superfície da primeira camada da pele), em que o tecido é retirado.
  • Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo.

Quais as principais formas de classificação de uma ferida?

Quanto à profundidade: Feridas superficiais: quando atingem apenas as camadas mais superficiais da pele (epiderme e derme superficial ou intermediária); Feridas profundas: quando atingem níveis mais profundos da pele (derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens, ligamentos).

O que são feridas na pele?

Alergias. As alergias são comuns e podem ser causadas por vários motivos, como ácaros e fungos. Elas são uma reação do sistema imunológico e, por isso, é importante procurar quais são os fatores que provocam o aparecimento de feridas na pele.

Quais os tipos de tecido na ferida?

Os tipos de tecidos presentes no leito da ferida devem ser identificados e documentados e podem ser diferenciados em tecidos viáveis (granulação, epitelização, músculo ou tecido subcutâneo) e tecidos inviáveis (esfacelo e necrose).

Como são classificadas as feridas?

  • As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: como foram produzidas, grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual.

Quais tipos de feridas devem ser atendidas?

  • Complicadas: são feridas abertas e profundas que geralmente apresentam hemorragias importantes. Em alguns casos, tendões, vasos sanguíneos e até mesmo órgãos internos estão envolvidos. Esses tipos de feridas devem ser atendidas imediatamente por um profissional, pois requerem pontos.

Quais são os tipos de feridas abertas?

  • As feridas abertas geralmente se infectam com grande facilidade, portanto requerem atenção imediata. No entanto, existem outros tipos de ferimentos, os fechados. Nestes não há sangue, nem cortes, nem qualquer tipo de separação na pele.

Por que o termo ferida é utilizado?

  • “o termo ferida é utilizado como sinônimo de lesão tecidual, deformidade ou solução de continuidade que pode atingir desde a epiderme, até estruturas profundas, como fascias, músculos, aponeuroses, articulações, cartilagens, tendões, ossos, órgãos cavitários e qualquer outra estrutura do corpo”.

Postagens relacionadas: