Como tratar de uma ferida infectada?

Índice

Como tratar de uma ferida infectada?

Como tratar de uma ferida infectada?

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Como se limpa uma ferida suja?

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

Quais são os sinais de infecção de uma ferida?

Sintomas de infecção

  • Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  • Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  • Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.
  • Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
  • Febre.

Como fazer curativos em feridas infectadas?

Curativos das feridas contaminadas ou infectadas: Deve-se iniciar a limpeza de fora pra dentro da lesão, ou seja, das bordas para o centro, para não espalhar infecção nos tecidos ao redor da ferida.

Quais são as feridas limpas?

  • Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.

Qual a probabilidade de infecção nas feridas limpas?

  • A probabilidade de ocorrência de infecção nas feridas limpas é bem baixa, cerca de 1 a 5%. Exemplo: Feridas produzidas em ambiente cirúrgico; Limpas-contaminadas: São feridas ocorridas no ambiente doméstico ou que atinjam os tratos respiratórios, digestivo, urinário e genital.

Qual é o grau de contaminação das feridas?

  • Um exemplo são as feridas feitas por bala ou ponta de faca. Quanto ao grau de contaminação, as feridas podem ser limpas, limpas-contaminadas, contaminadas ou sujas e infectadas. Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário.

Quando começou o tratamento das feridas?

  • O cirurgião francês Ambroise Paré, em 1585 orientou o tratamento das feridas quanto à necessidade de desbridamento, aproximação das bordas e curativos. Lister, em 1884, introduziu o tratamento anti-séptico. No século XX, vimos a evolução da terapêutica com o aparecimento da sulfa e da penicilina.

Postagens relacionadas: