O que são fissuras no concreto?
Índice
- O que são fissuras no concreto?
- É normal o reboco rachar?
- O que causa fissuras mapeadas?
- O que pode causar rachaduras nas paredes?
- Como tratar fissuras no concreto?
- Como tratar fissuras no piso de concreto?
- Como acabar com fissuras no reboco?
- Como evitar rachadura no reboco?
- Qual é a causa mais provável do aparecimento de fissuras mapeadas em revestimentos argamassados?
- O que pode provocar fissuras em revestimentos?
- Qual a diferença entre as fissuras ativas e passivas?
- Quais são as fissuras?
- Quando aparecem fissuras ou rachaduras?
- Como avaliar se a fissura aparece nos revestimentos?
O que são fissuras no concreto?
Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.
É normal o reboco rachar?
Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.
O que causa fissuras mapeadas?
Já as fissuras mapeadas (também chamadas de disseminadas) podem ser formadas por retração das argamassas, por excesso de finos no traço ou por excesso de desempenamento. No geral, elas têm forma de "mapa" e, com frequência, são aberturas superficiais.
O que pode causar rachaduras nas paredes?
O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.
Como tratar fissuras no concreto?
Como tratá-las?
- Quando a fissura for menor ou igual a 1mm de largura, deve-se tapar com um tipo de massa flexível, recomendada para pequenas fissuras.
- Quando a fissura for maior que 1 mm de largura, deve-se tapar com um reparo estrutural flexível de maior penetração, recomendado para as fissuras mais críticas.
Como tratar fissuras no piso de concreto?
Se estiverem as fissuras estiverem mais afastadas, é necessário estabilizá-las ou por colagem com material epoxídico ou poliuretano, por exemplo, ou pela costura com barras de aço, inseridas de forma inclinada na lateral da fissura e coladas com epóxi, de modo a unir as duas faces da fissura, que posteriormente deve ...
Como acabar com fissuras no reboco?
Como posso corrigir problemas de trincas e fissuras?
- Abra a trinca em "V"
- Remover a pintura 10cm de cada lado do eixo da trinca. ...
- Aplicar Suvinil Selatrinca: 2 Demãos com Intervalo de 24 horas.
- Impermeabilizar com Suvinil Suvinil Suviflex ou proteção total.
Como evitar rachadura no reboco?
Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento. Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.
Qual é a causa mais provável do aparecimento de fissuras mapeadas em revestimentos argamassados?
Produtos de baixa qualidade, aplicação errada do revestimento e fatores internos e externos da argamassa podem ocasionar a fissura na obra.
O que pode provocar fissuras em revestimentos?
FISSURAS. O aparecimento de fissuras no revestimento não tem causa única. ... “É possível citar excesso de água na mistura, não realização do processo de cura, espessuras elevadas dos revestimentos, entre outras”, enumera a engenheira.
Qual a diferença entre as fissuras ativas e passivas?
- Outra diferença na classificação das fissuras é se elas são ativas ou passivas. As aberturas ativas variam conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura não varia ao longo do tempo ela é chamada de fissura passiva.
Quais são as fissuras?
- O termo “fissuras” geralmente é utilizado para se referir tanto às próprias fissuras como as trincas e rachaduras, sendo assim as fissuras podem ser classificadas em três tipos principais, esses são: · Fissuras: fissuras são caracterizadas por aberturas menores que 0,5 mm no concreto;
Quando aparecem fissuras ou rachaduras?
- “Quando aparecem fissuras, trincas, rachaduras ou fendas, é como se a edificação soltasse um ‘grito de socorro’, pedindo um olhar de verificação. Nem todas podem ser classificadas como graves ou de risco, mas recomenda-se a análise por profissional habilitado, que poderá indicar o risco efetivo.
Como avaliar se a fissura aparece nos revestimentos?
- Nos casos em que as fissuras aparecem nos revestimentos argamassados, é necessário avaliar se a fissura ocorre na camada de regularização, na argamassa de acabamento ou na massa corrida. “Cada situação deve ser avaliada tecnicamente para garantir a durabilidade do reparo”.