O que é ferramentas cognitivas?
O que é ferramentas cognitivas?
Em uma perspectiva construtivista da aprendizagem, pode-se considerar como “ferramentas cognitivas”, ou mindtools, todas as tecnologias ou aplicações que buscam facilitar a aprendizagem significativa e o pensamento crítico, tendo como foco a reflexão, a construção do conhecimento, a colaboração, a conversação e a ...
Como funciona as ferramentas cognitivas?
As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem.
Como podemos definir cognição?
Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.
Qual a diferença entre as estratégias cognitiva e metacognitiva?
- Ainda mais, devemos enfatizar que a diferenciação entre as estratégias cognitiva e metacognitiva se dá na intencionalidade do que se propõe. Portanto, a diferença não está tanto no que se faz, no ato em si, mas sim, no como, por que e para que se faz. Em contextos de ensino, pode-se observar ainda a existência de estratégias de ensino.
Que são estratégias cognitivas?
- Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
Quais são as técnicas metacognitivas?
- Importante aqui ressaltar, que o que define este conjunto de técnicas de estudo como metacognitivas, é que elas surgem apenas após um processo reflexivo do estudante, que desagua na sua adoção consciente e visando objetivo determinado.
Qual a abordagem cognitivo-comportamental?
- A abordagem cognitivo-comportamental acredita que as crenças e pensamentos disfuncionais são a base das dificuldades e transtornos do paciente. Logo, as intervenções que o psicólogo utiliza permitem superar esses problemas por meio da reestruturação da cognição e do comportamento.