Porque a flexibilização curricular é importante?
Índice
- Porque a flexibilização curricular é importante?
- O que envolve a flexibilização curricular?
- Quais são as 10 competências apresentadas na Bncc agora que leu e pesquisou neste documento Defina e descreva com suas palavras o que são flexibilização e adaptação curricular enfatizando o porquê a flexibilização curricular é importante?
- O que significa adaptação curricular?
- Qual é a importância do currículo na educação?
- Qual a diferença entre adequação e flexibilização curricular?
- Como discutir os conceitos de flexibilização e adaptação curricular?
- Por que flexibilizar o currículo?
- Qual a perspectiva de um currículo flexível?
- Qual a maior flexibilidade na organização de cursos?
Porque a flexibilização curricular é importante?
A flexibilidade curricular é importante porque permite agilidade na correção do currículo em curso. ... Foi possível identificar ainda nas mensagens, que a flexibilidade curricular está associada a possibilidade de desenvolver algumas características enfatizadas hoje na definição do perfil profissional.
O que envolve a flexibilização curricular?
A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.
Quais são as 10 competências apresentadas na Bncc agora que leu e pesquisou neste documento Defina e descreva com suas palavras o que são flexibilização e adaptação curricular enfatizando o porquê a flexibilização curricular é importante?
(1,5 ponto) Comentário: 1- As dez competências apresentadas na BNCC são conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania.
O que significa adaptação curricular?
Adaptações Curriculares São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.
Qual é a importância do currículo na educação?
O currículo é de suma importância para a vida e para o planejamento do docente, pois é o currículo que possibilita ao professor uma organização fixa dos conteúdos e das atividades de forma clara, crítica, autônoma, reflexiva, ativa e democrática no contexto escolar, sendo o currículo, um recurso em prol ao ensino- ...
Qual a diferença entre adequação e flexibilização curricular?
O termo flexível indica oposição ao que é duro, fixo, fechado. Assim, no contexto educacional, flexibilizar significa garantir o direito à diferença no currículo. ... Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar.
Como discutir os conceitos de flexibilização e adaptação curricular?
- É objetivo deste artigo discutir os conceitos de flexibilização e adaptação curriculares no contexto educacional inclusivo e relacioná-los ao disposto na Resolução nº 04/2009, que estabelece Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Por que flexibilizar o currículo?
- O que flexibilizar? - formar identidades e subjetividades (dimensão ôntica). - formar sujeitos sociais envolvidos nas questões culturais, produtivas e políticas (dimensão práxica). Um currículo deve garantir aqueles componentes que formam a identidade.
Qual a perspectiva de um currículo flexível?
- Tanto a Educação Especial quanto a Escola Comum estão buscando entender e implementar a perspectiva de um currículo flexível com a intenção de garantir o exercício dos direitos de alunos com deficiência. Palavras-chave: Educação inclusiva, Flexibilização Curricular, Adaptação Curricular ABSTRACT
Qual a maior flexibilidade na organização de cursos?
- - maior flexibilidade na organização de cursos, de modo a atender à crescente heterogeneidade da formação inicial e as expectativas e interesses dos sujeitos que fazem a educação.