O que pode causar fissuras no concreto?

Índice

O que pode causar fissuras no concreto?

O que pode causar fissuras no concreto?

Assim como as infiltrações e o excesso de umidade podem favorecer o aparecimento de rachaduras e fissuras no concreto, a falta da umidade necessária causa a chamada retração por secagem. Isto acontece porque ao perder a umidade, o concreto se contrai e trinca.

O que são fissuras na estrutura do concreto?

Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.

O que são fissuras na parede?

As fissuras são aberturas com espessuras inferiores a 0,5 mm e que causam perda parcial da uniformidade de superfícies sólidas. Essas frestas podem surgir tanto nas paredes quanto nos tetos, sendo que os motivos precisam ser investigados independentemente da região onde aparecem.

Como tratar fissuras em alvenarias?

Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.

Como tratar microfissuras?

No caso de microfissuras, é comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em 2 a 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das micro-fissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica.

Porque o contrapiso trinca?

“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.

Porque a viga trinca?

Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.

É normal contrapiso trincar?

Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso. ... Normalmente, podem ocorrer fissuras por conta das variações de temperatura que geram o aquecimento daquela manta por baixo do contrapiso.

Quais são as causas mais comuns de fissura nas construções?

  • Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções? Manifestação patológica pode ser decorrente de recalque das fundações, esmagamento de elementos construtivos, falha no cálculo ou execução da estrutura. Entenda e saiba tratar

Qual a origem das fissuras?

  • A origem do problema pode ainda ser externa à edificação, por exemplo, causada pela movimentação ou trepidação do solo decorrente da execução de obras nas proximidades. Dependendo de como evoluem em função do tempo, as fissuras são classificadas entre passivas e ativas.

Como absorver a fissura?

  • Em casos mais simples, a aplicação de selantes flexíveis é capaz de absorver as tensões. No entanto, quando o problema já tomou proporções maiores, é recomendável abrir a fissura com as ferramentas adequadas e preenchê-la com impermeabilizantes e selantes.

Por que o excesso de peso pode provocar fissuras?

  • A atuação de excesso de peso além do planejado pelo engenheiro, quando da elaboração do projeto das estruturas da edificação, podem provocar fissuras no material e riscos á segurança da obra.

Postagens relacionadas: