O que é um olhar de estranhamento?

Índice

O que é um olhar de estranhamento?

O que é um olhar de estranhamento?

E para construir um olhar sociológico sobre a realidade o primeiro recurso metodológico é o olhar de estranhamento. O estranhamento, portanto, é acompanhado pela desnaturalização do olhar, pelo desenvolvimento de uma atitude que evite considerar como “natural” o que acontece à nossa volta.

Qual a importância do olhar de estranhamento?

Para desenvolvermos a capacidade de pensar de forma crítica e autônoma precisamos nos afastar de muitas dessas mediações, temporariamente, colocá-las "entre parenteses", para observarmos a realidade e podermos analisá-la, comparar com o que pensávamos antes e chegarmos a novas conclusões.

Quais os conceitos de estranhamento?

1 Ato ou efeito de estranhar(-se). 2 Surpresa, admiração, espanto face ao que não é comum ou habitual ou, ainda, totalmente inesperado; estranheza. 3 Sentimento de rejeição a algo ou a alguém que é diferente, que não se conhece, que não é familiar; aversão, repulsa.

O que é um olhar de estranhamento ou desnaturalização da realidade?

Manoelito 7 O olhar de estranhamento tem a ver com observar a realidade e compreender que o nosso olhar nunca é neutro. O ser humano não olha simplesmente. Toda vez que observa algo, o faz a partir de uma perspectiva, de um ponto de vista.

Qual a importância do estranhamento para a Sociologia?

O estranhamento possibilita o início de um movimento capaz de caminhar para além das interpretações marcadas pelo senso comum. ... Ao lado do estranhamento, outro movimento epistemológico tem papel importante na fundamentação do ensino da disciplina de Sociologia no Ensino Médio: a desnaturalização.

Postagens relacionadas: