Quais são os gêneros argumentativos?

Quais são os gêneros argumentativos?

Quais são os gêneros argumentativos?

Definição
Gênero ArgumentativoQuem é o leitor?
Artigo de opiniãoUm certo público leitor de dada publicação.
Carta de solicitação ou de reclamaçãoO destinatário da carta.
Carta de leitorO editor da revista ou autor de dada matéria.
EditorialO público leitor de determinada publicação

Qual é a definição do gênero argumentativo?

Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. ... Geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a conclusão.

Quais gêneros textuais apresentam estratégias argumentativas?

Dissertação: O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo, cujas ideias são desenvolvidas através de estratégias argumentativas que têm por finalidade convencer o interlocutor. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação-argumentativa, editorial etc.

Quais são as características do gênero argumentativo?

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois a defende.

São exemplos de gêneros textuais expositivos?

Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros. Texto argumentativo: esse tipo textual é usado com o objetivo de abordar um tema utilizando argumentações, ou seja, é um texto caracterizado por defesas de ponto de vista.

São exemplos de textos argumentativos?

Para entendermos melhor o que são os textos argumentativos, vamos dar alguns exemplos: ensaios filosóficos que defendem uma ideia com argumentos; ensaios científicos que explicam propostas a partir de dados, estudos e provas; monografias históricas com visões de determinados fatos; artigos de opinião; manifestações de ...

Em quais tipos gêneros textuais que você se recorda há opinião argumentação?

Argumentativo. ... As redações, num geral, são textos do gênero dissertativo-argumentativo, ou dissertação, o nome vem da característica central que uma redação cumpre: argumentar. A argumentação tem a ver com o convencimento, nesse tipo textual predomina a defesa de algum ponto de vista ou ideia.

Quais são os gêneros textuais argumentativos?

  • Exemplos de gêneros textuais argumentativos: 1 Artigo de opinião 2 Dissertação-argumentativa 3 Carta argumentativa 4 Editorial 5 Monografia

Qual a estrutura geral de um texto argumentativo?

  • A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Cada uma dessas partes, por sua vez tem função distinta dentro da composição do texto: Introdução: é a parte do texto argumentativo em que apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito desse ...

Quais são os tipos de argumentação?

  • Sabemos que, dentre os tipos textuais, destaca-se o argumentativo - que tem como objetivo discursivo convencer o interlocutor a respeito de determinado ponto de vista. A atividade de argumentar pode ser feita de diferentes maneiras, seguindo distintos formatos.

Quais são os exemplos de argumentação escrita?

  • Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha crítica, a carta de solicitação/de reclamação, a carta de leitor .

Postagens relacionadas: