O que é hipertextos multimodais?

Índice

O que é hipertextos multimodais?

O que é hipertextos multimodais?

Hipertexto é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018).

O que é hipertextualidade e multimodalidade?

b>O hipertextualidade é o quarto tipo de significado textual na teoria de Genette. ... O hipotexto é um texto que pode ser identificado como a principal fonte de significado de um segundo texto (o hipertexto). A multimodalidade é uma teoria da comunicação e da semiótica social .

O que Hipermodalidade?

Hipermodalidade, segundo Lemke (2002), Gomes (2007) e Lobo-Sousa (2009), é uma maneira de se nomear as novas interações entre os significados das palavras, imagens e sons na hipermídia, isto é, em artefatos semióticos nos quais significantes em diferentes escalas de organização sintagmática estão ligados em redes ...

Qual a diferença entre hipertextualidade e Hipermodalidade?

Resposta: Hipermodalidade : Sistemas de hipermídia são híbridos e permitem ao usuário interagir com textos e gêneros digitais de forma hipermodal. ... Hipermodalide em suma, é uma particularidade de um e-gênero que se aporta em um organismo de hipermídia. ... hipertexto o mesmo significado que hipermídia.

Como se configura a hipertextualidade?

A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto, essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

O que é hipertexto explique?

Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.

O que é marcas multimodais?

Há textos que são materializados unicamente através da escrita. Ainda assim, esses textos trazem consigo marcas e traços multimodais, tais como: cores e fontes diferenciadas em um mesmo texto, o tamanho da fonte, o itálico, o negrito, o sublinhado etc. ... É nessa junção que reside a multimodalidade textual.

Qual a idéia do hipertexto?

  • O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. A televisão, o cinema, e outras áreas das artes e do entretenimentotambém vêm trabalhando com a idéia do hipertexto, até mesmo para alcançar o público hoje mais hiperativo, ...

Qual a diferença entre hipertexto e hipermídia?

  • Para alguns estudiosos, o hipertexto é um tipo de hipermídia. Sua diferença reside no fato de o hipertexto contemplar somente textos e a hipermídia, além disso, reúne sons, imagens, vídeos.

Qual a diferença entre hipertexto e hipertextualidade?

  • Intertextualidade e Hipertextualidade. O hipertexto pode ser considerado uma forma de intertextualidade que, por sua vez, é um recurso linguístico que confere uma analogia entre no mínimo dois textos. Além dos hipertextos, outros tipos de intertextualidade são: paródia, paráfrase, epígrafe, alusão, pastiche, tradução e bricolagem.

Quais são os textos multimodais?

  • Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo.

Postagens relacionadas: