Quais efeitos tardios da radiação?
Quais efeitos tardios da radiação?
Efeitos tardios: Síndrome hematológica: afeta as estruturas que formam o sangue e são altamente sensíveis à radiação. É caracterizada pela redução de leucócitos, hemoglobina e plaquetas. Síndrome gastrointestinal: afeta órgãos do sistema gastrointestinal que são muito sensíveis à radiação.
O que são efeitos imediatos?
Os efeitos imediatos são os primeiros efeitos biológicos causados pela radiação. Podem ocorrer em um período de poucas horas ou mesmo algumas semanas após a exposição, como é o caso da radiodermite.
O que é o efeito estocástico?
Os efeitos estocásticos causam uma alteração aleatória no DNA de uma única célula que no entanto, continua a reproduzir-se. Levam à transformação celular. Os efeitos hereditários são estocásticos. Não apresentam limiar de dose.
Quais são os efeitos biológicos da radiação?
Os fenômenos biológicos da radiação são uma conseqüência dos fenômenos físicos e químicos. Alteram as funções específicas das células e são responsáveis pela diminuição da atividade da substância viva, por exemplo: perda das propriedades características dos músculos.
Quais os efeitos da radiologia?
Radiografia e radioterapia são ferramentas de diagnóstico e tratamento muito seguras quando feitas em condições adequadas. Porém, em outros cenários, com mais intensidade e maior tempo de exposição, partículas radioativas podem matar células e até causar mutação no DNA.