O que são palavras parônimas e exemplos?

Índice

O que são palavras parônimas e exemplos?

O que são palavras parônimas e exemplos?

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

O que são parônimos cite 2 exemplos?

Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. “Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes.

Quais são os homônimos?

  • Homônimos São palavras que apresentam igualdade ou semelhança fonética (relativa ao som) ou igualdade gráfica (relativa à grafia), porém com significados distintos. Dada essa particularidade, temos que os homônimos se subdividem em três grupos.

Quais são os exemplos de palavras parônimas?

  • A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar) Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)

Quais são os exemplos de paronomásia?

  • Exemplos de paronomásia: 1 A águia pousou e posou, sentindo-se superior às demais aves; 2 Se o dirigente fosse diligente, a empresa seria melhor controlada; 3 Por comer fora todos os dias, ela dispensa a despensa; 4 Você tem que ler muito, sobretudo se quiser escrever sobre tudo. More ...

Quais são os conceitos de homônimos perfeitos?

  • Veja os conceito e exemplos de homógrafos, homófonos e homônimos perfeitos. Entenda as diferenças que podem ser bem sutis. Algumas palavras na Língua Portuguesa se parecem muito – como absolver e absorver – ou são exatamente iguais – como manga, da camisa, e manga, a fruta.

Postagens relacionadas: