O que são hidrocarbonetos ciclano?

Índice

O que são hidrocarbonetos ciclano?

O que são hidrocarbonetos ciclano?

Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de carbono e hidrogênio) de cadeia fechada que apresentam somente ligações simples entre os carbonos. A fórmula geral dos cicloalcanos é dada por CnH2n, em que “n” é um número inteiro igual ou maior que 3.

O que são hidrocarbonetos Ciclanos e ciclenos?

Ciclanos, ciclenos, ciclinos e benzenos são hidrocarbonetos de cadeia fechada. Ciclanos ou cicloalcanos: cadeias cíclicas que se constituem somente por ligações simples. Sua fórmula geral é CnH2n. ... Ciclinos ou cicloalcinos: hidrocarbonetos de cadeia fechada com a presença de duas duplas ligações.

O que são hidrocarboneto?

Hidrocarbonetos são moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio. Podem ser saturados, como no caso dos alcanos e cicloalcanos, nos quais não se tem a presença de duplas ou triplas ligações, ou podem ser insaturados, como alcenos, alcinos, ciclenos, entre outros.

Como são os hidrocarbonetos cíclicos?

  • Na indústria do petróleo, os cicloalcanos são chamados de hidrocarbonetos naftênicos. As propriedades físicas dos hidrocarbonetos cíclicos assemelham-se às dos hidrocarbonetos alifáticos correspondentes de cadeia aberta, embora os pontos de fusão e ebulição e as densidades desses compostos sejam ligeiramente mais altos.

Quais são os tipos de hidrocarbonetos?

  • Podem ser saturados, como no caso dos alcanos e cicloalcanos, nos quais não se tem a presença de duplas ou triplas ligações, ou podem ser insaturados, como alcenos, alcinos, ciclenos, entre outros. Também fazem parte da classe dos hidrocarbonetos os compostos aromáticos, que possuem o fenômeno da ressonância.

Qual a quantidade necessária de hidrogênio para um cicloalcano?

  • Por exemplo, o cicloalcano abaixo é o ciclopentano, que possui 5 carbonos, portanto n = 5; deste modo, a quantidade necessária de hidrogênios será de 2.n=2.5=10.

Qual a reatividade dos hidrocarbonetos?

  • Moderada reatividade: compostos acíclicos com instaurações (duplas ou triplas ligações). Alta reatividade: compostos cíclicos (cadeia fechada) com 3 a 5 carbonos na cadeia. A nomenclatura dos hidrocarbonetos segue as regras propostas pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (Iupac). Para nomear os compostos, deve-se:

Postagens relacionadas: