O que são honorários em quantia certa?

Índice

O que são honorários em quantia certa?

O que são honorários em quantia certa?

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS FIXADOS EM QUANTIA CERTA. TERMO INICIAL DA CORREÇÃO MONETÁRIA. Seguindo o entendimento firmado pelo STJ, quando o arbitramento dos honorários advocatícios é em quantia certa, a correção monetária incide a contar da data de sua fixação.

Quando os honorários forem fixados em quantia certa os juros moratórios incidirão a partir da data da intimação da sentença?

quando os honorários forem fixados em quantia certa, os juros moratórios incidirão a partir da data da intimação da sentença. ... não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, ainda que tenha sido impugnada.

O que é condenação em quantia certa?

A execução por quantia certa se realiza quando houver condenação ao pagamento de quantia certa em dinheiro. Da mesma forma, sempre que houver condenação para entrega de coisa, certa ou incerta, ou ainda para prestação de fazer ou não fazer, e estas se revelarem de impossível execução.

Como são fixados os honorários advocatícios na ação de execução de quantia certa?

De acordo com o artigo 827, caput, do Código de Processo Civil, no ato de recebimento da petição inicial da execução de título extrajudicial os honorários advocatícios devem ser fixados, invariavelmente, em 10% sobre o valor do débito.

Tem juros nos honorários de sucumbência?

Honorários de Sucumbência, juros de Mora, quando não há incidência em cumprimento de sentença – Por Robinson Neves. ... Os cálculos dos honorários, portanto, fixados em percentual, não podem receber a incidência de juros moratórios.

Como os honorários serão fixados?

  • Nas causas de pequeno valor e nas de valor inestimável, bem como naquelas em que não houver condenação ou for vencida a Fazenda Pública, os honorários serão fixados conforme a análise justa do juiz.

Como funciona o tabelamento dos honorários?

  • Como são muitos os serviços prestados e nem todos envolvem necessariamente um processo judicial, a Ordem dos Advogados do Brasil dispõe de uma tabela de preços para balizar o arbitramento dos honorários tendo em vista o tipo de serviço prestado. Esse tabelamento funciona como um piso, sendo vedado ao advogado cobrar um valor inferior.

Por que os honorários serão devidos?

  • Os honorários serão devidos inclusive na hipótese de o advogado atuar em causa própria (parágrafo 17). Nada impede, por outro lado, que o causídico, credor de honorários, requeira o levantamento dos mesmos em favor da sociedade de advogados por ele integrada, na condição de sócio (parágrafo 15).

Quais os tipos de honorários?

  • Os preços cobrados dependem da complexidade e do valor da causa e, por isso, a remuneração mensal do advogado pode variar bastante. Existem três tipos de honorários advocatícios: os contratuais, sucumbenciais e arbitrados.

Postagens relacionadas: