O que são os imunomoduladores?

Índice

O que são os imunomoduladores?

O que são os imunomoduladores?

Como o nome sugere, os medicamentos imunomoduladores atuam no seu sistema imunológico, responsável pelo combate a microorganismos (vírus, bactérias, fungos) e todo tipo de elemento que ameaça a saúde do organismo.

Quais os imunomoduladores?

Tipos de nutrientes imunomoduladores

  • Temos nos ácidos graxos um dos principais exemplos e nutrientes imunomoduladores.
  • O ômega 3 faz parte desse nicho, podendo ser encontrado em nozes, castanhas, manteiga, peixes e ovos, por exemplo.
  • A glutamina também tem um papel muito importante nos nossos mecanismos de defesa.

O que é uma dieta imunomoduladora?

Trata-se da administração de dieta (oral, enteral ou parenteral) quecontem nutrientes que visam restauração e manutenção da resposta imunológica,sendo indicada, principalmente para pacientes desnutridos com câncer e/ou quepassarão por cirurgia de grande porte.

Quais são os imunosupressores?

  • Com o sistema imunológico praticamente desativado, o indivíduo imunossuprimido é vulnerável a infecções oportunistas. Existem vários subgrupos de imunosupressores : Glicocorticoides ( esteroides) como prednisona e hidrocortisona. Atuam como o hormônio do estresse, cortisol, inibindo respostas inflamatórias a um agente desconhecido;

Qual o mecanismo de imunossupressão?

  • Alguns mecanismos do sistema imunológico possuem efeito imunossupressor sobre outras células do sistema imunológico. A imunossupressão também pode ocorrer como reação indesejável de um medicamento ou terapia. [1] O esquema terapêutico mais utilizado atualmente é a combinação de inibidor de calcineurina com micofenolato e prednisona.

Como a imunossupressão é induzida?

  • Em geral, a imunossupressão induzida deliberadamente é realizada para impedir que o corpo rejeite um transplante de órgão, tratando a doença do enxerto contra o hospedeiro após um transplante de medula óssea, ou para o tratamento de doenças autoimunes como a Esclerose Múltipla, fazendo com que o sistema imunológico pare de atacar o próprio corpo.

Como os imunossupressores afetam o nosso sistema imunológico?

  • Esses medicamentos geralmente não são específicos e afetam o sistema imunológico como um todo, enfraquecendo-o de maneira geral. No entanto, se o nosso sistema imunológico é para nos proteger, então o uso de imunossupressores parece contra-intuitivo.

Postagens relacionadas: