O que faz uma pedra ser considerada preciosa?

Índice

O que faz uma pedra ser considerada preciosa?

O que faz uma pedra ser considerada preciosa?

Pedras preciosas são minerais cristalinos raros e de importante valor, que se distinguem pela sua beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.

Qual a dureza das pedras preciosas?

Escala de Mohs
DurezaMineralDureza absoluta
1Talco (pode ser arranhado facilmente com a unha)1
2Gipsita (ou gesso) (pode ser arranhado com unha com um pouco mais de dificuldade)3
3Calcita (pode ser arranhado com uma moeda de cobre)9
4Fluorita (pode ser arranhada com uma faca de cozinha)21

Como identificar se a pedra e preciosa?

Uma pedra enrugada ou com textura arenosa não deve ser identificada como preciosa....

  1. Olhe para a cor. A cor da pedra preciosa é normalmente sua primeira pista. ...
  2. Observe a transparência. A transparência descreve como a luz se infiltra pela pedra. ...
  3. Verifique seu peso ou gravidade estimada. ...
  4. Preste atenção ao corte.

O que é uma pedra semipreciosa?

São as gemas sintéticas: chamadas de revestidas, reconstituídas ou compostas. A denominação “pedra preciosa” costumava ser usada apenas para o diamante, a esmeralda, o rubi e a safira, por serem as mais conhecidas e apreciadas desde a antiguidade; as demais eram denominadas popularmente de semipreciosas.

Quais são as pedras preciosas?

  • As pedras preciosas são consideradas como símbolos da energia e dos poderes da natureza desde os tempos antigos. Tem-se relatos da utilização das pedras como amuletos nas antigas sociedades romana, grega, japonesa e chinesa – na ajuda na cura de doenças e até mesmo em escudos de guerras.

Qual a clareza das pedras preciosas?

  • Clareza pode ser um fator importante na qualidade de pedras preciosas. Tenha em mente que a clareza das pedras preciosas não se refere simplesmente à transparência, mas às imperfeições naturais em cada pedra. Em geral, estas são menos visíveis em gemas mais escuras do que nas mais claras.

Quais são os usos das Pedras?

  • Tem-se relatos da utilização das pedras como amuletos nas antigas sociedades romana, grega, japonesa e chinesa – na ajuda na cura de doenças e até mesmo em escudos de guerras. Além da sua estonteante beleza, essas pedras sempre foram utilizadas para contribuir com o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Quais são as pedras semipreciosas?

  • Pedras semipreciosas. ​O conceito de pedras semipreciosas surgiu no começo do século XX, mas atualmente está em desuso pelos grandes joalheiros do mundo. Todas as pedras preciosas devem ser classificadas como "gemas", sendo que algumas possuem maior raridade e valor de mercado do que outras.

Postagens relacionadas: