Qual a diferença de desigualdade e iniquidade?

Índice

Qual a diferença de desigualdade e iniquidade?

Qual a diferença de desigualdade e iniquidade?

Desigualdades em saúde se referem a quaisquer diferenças observáveis entre subgrupos (de nível econômico, escolaridade, local de residência, sexo, entre outras) dentro de uma população. Por sua vez, iniquidades são diferenças (ou desigualdades) consideradas injustas a partir de um juízo de valor.

Quais são os casos de iniquidades sociais?

  • No Brasil, por exemplo, existem vários casos de iniquidades sociais, praticados por instituições públicas e privadas, seja na área da educação escolar, sistema de saúde ou segurança pública.

Qual a origem da iniquidade social?

  • A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los. Iniquidade social. A iniquidade social acontece quando as normas e leis destinadas à sociedade, de um modo ...

Quais são as causas sociais das iniqüidades em saúde?

  • 3 PREFÁCIO É com grande satisfação que apresento esta publicação do Relatório Final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), intitulado “As causas sociais das iniqüidades em saúde no Brasil”.

Qual o significado da iniquidade?

  • Iniquidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso.

Postagens relacionadas: