Quais são os medicamentos inibidores da MAO?

Índice

Quais são os medicamentos inibidores da MAO?

Quais são os medicamentos inibidores da MAO?

Os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento. Seus representantes são a Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina.

O que são inibidores da Monoaminoxidase?

Os inibidores da monoamina oxidase, os iMAOs, são as primeiras substâncias a serem usadas como antidepressivos, já nos anos 50. Seus principais representantes eram a hidrazina, a fenelzina e a tranilcipromina.

Como atuam os inibidores da MAO?

Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por degradar monoaminas como a noradrenalina, tiramina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração no corpo e no cérebro dessas substâncias, condicionando maior excitação dos neurônios que possuem receptores para esses ...

Quais são os antidepressivos inibidores da mão?

Três inibidores da MAO são disponíveis na atualidade, para o tratamento da depressão: a fenelzina, a isocarboxazida e a tranilcipromina; nenhum deles constitui um protótipo.

O que é Monoaminoxidase?

A monoaminoxidase (MAO) é uma enzima mitocondrial encontrada em tecidos neurais e não neurais, como o intestinal e o hepático.

Qual o mecanismo de ação dos antidepressivos IMAOs?

O mecanismo de ação dos IMAOs foi pouco estudado e ainda não está totalmente esclarecido. Sabe-se que a atividade da enzima monoaminoxidase (MAO) está inibida. Os subtipos da MAO, A e B, estão envolvidos no metabolismo de serotonina, noradrenalina e dopamina.

Qual é o risco de se associar IMAO e ISRS?

Crise hipertensiva: cefaleia, rigidez na nuca, rubor facial, taquicardia, sudorese, náusea e vômito. Associados ao IMAO os descongestionantes nasais, broncodilatadores e anestésicos: pode desencadear a crise; A observação destes sinais é válida para até 20 dias após o término do tratamento, se houver.

Como funcionam os inibidores MAO-B?

  • Por exemplo, na Doença de Parkinson, os inibidores MAO-B permitem aumentar a eficácia da L-DOPA diminuindo a dose utilizada e também proporcionam uma diminuição das flutuações motoras on/off associadas à L-DOPA. Já na Doença de Alzheimer, em que a depressão é muito comum, os inibidores MAO-A terão uma atividade antidepressiva significativa.

Por que os inibidores da MAO são limitados?

  • A utilização dos inibidores da MAO é limitada, na atualidade, por causa das complicadas restrições dietéticas requeridas dos pacientes que os utilizam. Muitos inibidores da MAO, como a isocarboxazida, formam complexos estáveis com a enzima, causando inativação irreversível.

Qual o mecanismo de ação da MAO?

  • Mecanismo de Ação Muitos inibidores da MAO, como a isocarboxazida, formam complexos estáveis com a enzima, causando inativação irreversível. Isto resulta em estoques aumentados de noradrenalina, serotonina e dopamina no interior do neurônio e subsequente difusão do excesso de neurotransmissor para a fenda sináptica.

Quais são as terapêuticas da MAO?

  • Uma das terapêuticas que se destaca são os inibidores da Monoamino Oxidase, que tanto atuam na Doença de Alzheimer como na Doença de Parkinson. A MAO é uma flavoenzima com duas isoformas (MAO-A e MAO-B) que está envolvida na desaminação oxidativa de monoaminas.

Postagens relacionadas: