O que são infecções virais latentes e infecções virais persistentes?

Índice

O que são infecções virais latentes e infecções virais persistentes?

O que são infecções virais latentes e infecções virais persistentes?

Nas infecções persistentes, do tipo crônica, o vírus causador da doença pode persistir por longos períodos de tempo e a doença é caracterizada por destruição celular. Nas infecções persistentes latentes o agente etiológico não é detectável de forma contínua, a expressão viral é limitada e não ocorre replicação viral.

O que são infecções virais persistentes?

Nas infecções latentes, o RNA ou o DNA viral permanece nas células hospedeiras, mas não se replica nem causa doenças por muito tempo, algumas vezes por muitos anos. Infecções virais latentes podem ser transmissíveis durante o período assintomático, facilitando o contágio de pessoa para pessoa.

O que é uma infecção viral latente?

- Infecções latentes - O vírus persiste numa forma "não infecciosa” com períodos intermitentes de reactivação. O período de latência de uma virose é definido como o período em que o vírus permanece no organismo sem provocar manifestações clínicas. Geralmente no período de latência não há detecção de partículas virais.

O que são infecções virais?

O termo “infecções viraisé usado para designar todo e qualquer processo infeccioso pelo qual o corpo passa, que é desencadeado pela invasão de um vírus ao organismo.

O que causa infecção viral?

infecção bacteriana ou viral? Como o próprio nome diz, as infecções virais são causadas por vírus, enquanto as bacterianas são provocadas por bactérias. Identificar o agente causador é importante, principalmente para definir o tratamento a ser adotado.

Quais são os vírus latentes?

Quais são: herpes, herpes-zóster, tuberculose, hanseníase, vírus do Epstein-Barr (que gera a mononucleose infecciosa), hepatites B e C, toxoplasmose e HIV estão entre as infecções latentes mais comuns. Não há uma exclusividade nos agentes infecciosos, que podem ser fungos, vírus, bactérias ou até mesmo protozoários.

Quais são infecções virais?

As infecções virais são produzidas por micro-organismos de estrutura simples, denominados vírus, com tamanho menor que um fungo ou uma bactéria e que necessitam de uma célula viva para se reproduzirem. A maioria das infecções virais são subclínicas, ou seja, com pouca sintomatologia.

Qual é o período de latência de uma virose?

  • O período de latência de uma virose é definido como o período em que o vírus permanece no organismo sem provocar manifestações clínicas. Geralmente no período de latência não há detecção de partículas virais.

Quais são os tipos de infecções persistentes?

  • Existem três tipos de infecções persistentes: - Infecção crónica – o vírus é continuamente replicado e excretado. - Infecção de evolução lenta – caracteriza-se por longos períodos de incubação. O desenvolvimento da doença tem um curso longo, progressivo e frequentemente fatal.

Quais são as infecções virais?

  • As infecções virais são produzidas por micro-organismos de estrutura simples, denominados vírus, com tamanho menor que um fungo ou uma bactéria e que necessitam ...

Como prevenir infecções virais?

  • O uso inadequado de antibióticos para infecções virais é uma das maiores causas do desenvolvimento de resistência bacteriana. Uma medida simples, prática e barata para prevenir a ocorrência de infecções virais é a simples higienização das mãos.

Postagens relacionadas: