O que são os hidrocarbonetos?

Índice

O que são os hidrocarbonetos?

O que são os hidrocarbonetos?

Hidrocarbonetos são moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio. Podem ser saturados, como no caso dos alcanos e cicloalcanos, nos quais não se tem a presença de duplas ou triplas ligações, ou podem ser insaturados, como alcenos, alcinos, ciclenos, entre outros.

Quais são os tipos de hidrocarbonetos?

  • Tipos de Hidrocarbonetos. Confira os principais tipos de hidrocarbonetos, suas características e os compostos utilizados: Alcanos. São hidrocarbonetos de cadeia aberta com ligações simples entre os átomos de carbono e hidrogênio, cuja fórmula geral é C n H 2n+2. Características dos alcanos. Também são chamados de parafinas ou ...

Quais são os hidrocarbonetos saturados?

  • Um hidrocarboneto pode ser cíclico e, ainda assim, ter um átomo de carbono fora do ciclo. Os hidrocarbonetos saturados são aqueles em que as ligações entre os átomos são simples. Os hidrocarbonetos insaturados são aqueles em que há ligações duplas ou triplas entre os átomos.

Qual a fórmula geral de um hidrocarboneto?

  • A seguir, cada hidrocarboneto terá sua fórmula geral característica. Compostos com cadeia principal aberta contendo uma dupla ligação, ramificada ou normal e sempre homogênea por ser um hidrocarboneto. Possuem cadeia principal aberta e com uma tripla ligação, podendo ser ramificada ou normal e sempre homogênea.

Qual a cadeia principal de um hidrocarboneto?

  • Trata-se de uma extensa quantidade de substâncias, cujo as mais conhecidas são constituintes do petróleo e gás natural. A cadeia principal de um hidrocarboneto é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente.

Postagens relacionadas: