O que é um informativo do STJ?

Índice

O que é um informativo do STJ?

O que é um informativo do STJ?

O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Qual a diferença entre Jurisprudência e informativo?

Os informativos são ótimos recursos para o estudo de jurisprudência. Precedente é a decisão judicial tomada em um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares. Difere-se da jurisprudência na medida em que esta significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis.

Como estudar por informativos?

Organize os informativos por matéria Estude os informativos sobre a matéria que você viu naquele dia. Por exemplo: imaginemos que sua agenda de estudos envolva Direito Administrativo e Processo Penal. Após estudar a doutrina e a lei seca, leia os informativos referentes aos assuntos dessas matérias no mesmo dia.

Para que serve os informativos do STJ?

Os informativos são boletins periódicos divulgados pelos Tribunais a respeito de seus julgados. Sempre que um feito relevante é julgado, o Tribunal publica sua decisão no informativo, que é utilizado como base para a elaboração de questões pelas bancas.

Como faço para receber informativos do STJ?

Para se cadastrar e receber diariamente as notícias publicadas, acesse o endereço http://j.mp/pushSTJ e digite seu e-mail. Ao receber o e-mail de confirmação, clique no link e aceite o cadastro. A assinatura é ativada imediatamente.

O que é informativo no direito?

Os informativos são boletins periódicos divulgados pelos Tribunais a respeito de seus julgados. Sempre que um feito relevante é julgado, o Tribunal publica sua decisão no informativo, que é utilizado como base para a elaboração de questões pelas bancas.

Qual objetivo de um boletim informativo?

Boletim informativo (newsletter em inglês) é um tipo de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos como mensagem eletrônica ou seja email que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site.

Qual a competência do STJ?

  • Sua competência está prevista no art. 105 da Constituição Federal, que estabelece quais podem ser os processos iniciados no STJ (originários) e aqueles em que o tribunal age como órgão de revisão, inclusive nos julgamentos de recursos especiais.

Será que vale a pena estudar os julgados do STF?

  • Outro ponto importante para destacar quanto aos julgados do STF, é que não vale a pena estudar aqueles em que ainda não tenha havido conclusão de julgamento, devido a pedido de vista ou suspensão, pois estes não constam nas provas preambulares (e não merecem que se gaste energia em maior aprofundamento).

Por que estudar o resumo da jurisprudência do STF?

  • Por exemplo, o resumo da jurisprudência do STF é denominado “Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal”, na qual é composta por enunciados, que são apenas verbetes que expressam determinado posicionamento da Súmula. Por onde começar a estudar o informativo e súmula?

Qual é a função do TST?

  • TST – Tem a função de uniformizar as decisões sobre ações trabalhistas, consolidando a jurisprudência (repetição de decisões judiciais sobre um mesmo tema). São 27 ministros escolhidos entre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.

Postagens relacionadas: