O que é um instrumento econômico?

Índice

O que é um instrumento econômico?

O que é um instrumento econômico?

Também chamados de instrumentos de mercado, os instrumentos econômicos procuram internalizar as externalidades negativas da produção ou consumo de um bem ou serviço. Tal política orienta os agentes econômicos a valorizarem o meio ambiente de acordo com seu custo de oportunidade social.

Quais os principais instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente?

Entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, estão os Padrões de Qualidade Ambiental (artigo 9º, I), que envolve a gestão dos componentes do meio ambiente, que são a qualidade do ar, das águas e dos padrões de ruído.

O que são instrumentos de política ambiental?

Os instrumentos de política ambiental têm como principal função a de internalizar o custo externo ambiental. Instrumentos de comunicação. Instrumentos de Comando e Controle: São também chamados de instrumentos de regulação direta, pois implicam o controle direto sobre os locais que estão emitindo poluentes.

Qual a eficácia dos instrumentos de política econômica?

  • Intervenção direta: diversas formas de intervenção do Estado sobre atividades de produção, apropriação de rendas, de consumo, acumulação, preços dos bens e sobre as condições de concorrência entre agentes econômicos O que você entende por eficácia dos instrumentos de política econômica?

Qual o instrumento ideal para uso?

  • O uso de qualquer instrumento, em geral, implica: – Constrangimentos – Condicionamentos – Controles – Expansão do poder governamental – Cursos que contrariam interesses de grupos institucionais O instrumento ideal teria:

Quais são os instrumentos da política econômica e do planejamento?

  • Instrumentos da política econômica e do planejamento Instrumentos de política econômica: elementos disponíveis aos formuladores de P.E. para agir sobre a realidade, condicionando-a aos objetivos de curto ou de longo prazo estabelecidos Instrumentos:em si mesmos, não se constituem em quaisquer fins econômicos, sociais ou políticos!

Quais instrumentos têm alta precisão?

  • Alguns instrumentos têm alta precisão –Exemplo: impostos proibitivos sobre importações de alguns setores são preferíveis à desvalorização cambial; Regra geral: Instrumentos seletivos são preferíveis aos de ação generalizada, quando os objetivos são específicos LES 685 - PPE Profa. Silvia Miranda 15 iv. Condições Exógenas

Postagens relacionadas: