O que é uma interferência oclusal?

Índice

O que é uma interferência oclusal?

O que é uma interferência oclusal?

Atualmente entende-se por interferência oclusal todas as partes anatômicas dos dentes que impedem o estabelecimento dos guias anterior (guia incisal) e lateral (guia canino) durante o movimento excêntrico9.

Qual a diferença entre contato prematuro e interferência oclusal?

Mauricio Rubiano define contatos prematuros como os que se encontra em relação cêntrica ao fechar a mandíbula. Por outro lado, as interferências oclusais apresentam-se quando os pré-molares e molares, especialmente, entram em contato durante as excursões de lateralidade, protrusiva e latero-protrusiva.

Para que serve a placa oclusal?

Em oclusão, as Placas oclusais são aparelhos removíveis normalmente fabricados em resina acrílica, que cobrem as superfícies oclusais dos dentes superiores ou inferiores e são extensivamente usadas no tratamento da disfunção musculoarticular.

O que é o contato prematuro?

É o chamado contato prematuro, que ocorre quando a restauração – seja por canal, obturação ou coroa – fica mais alta que o dente original, fazendo com que ele toque no outro dente antes dos demais e, consequentemente, sofra sobrecarga funcional.

Quais são os problemas que um contato prematuro ou interferência oclusal pode ocasionar na dinâmica mastigatória?

A prevalência deste contato gera resultantes horizontais que tendem à movimentação para distal dos dentes superiores, abrindo os contatos interproximais. Entretanto, o maior problema da falta do contato de parada é o desvio da mandíbula para anterior, fugindo da interferência no fechamento.

O que é contato prematuro nos dentes?

É o chamado contato prematuro, que ocorre quando a restauração – seja por canal, obturação ou coroa – fica mais alta que o dente original, fazendo com que ele toque no outro dente antes dos demais e, consequentemente, sofra sobrecarga funcional.

Quando ocorre essa interferência?

  • Essa interferência ocorre quando há superposição de varias ondas em um mesmo ponto, desde que as diferenças de fase entre elas permaneçam constantes durante o período de observação. Quando há superposição de varias ondas de uma mesma freqüência e amplitude a onda resultante se resume a zero (ou seja, interfere destrutivamente, cancelam-se).

Qual o fenômeno interferência?

  • Interferência é um fenômeno descrito pelo cientista inglês Thomas Young, sendo que este fenômeno representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto.

Quando ocorre a interferência construtiva?

  • Interferência construtiva ocorre quando as ondas estão em fase, e a interferência destrutiva quando eles são um meio ciclo de fase. Assim, um padrão de franjas de interferência é produzido, em que a separação do máximo é = ⁡ e d f é conhecido como o espaçamento de franjas.

Qual a forma de padrão de interferência?

  • Uma forma simples de padrão de interferência é obtida se duas ondas planas da mesma frequência cruzam em ângulo. Interferência é essencialmente um processo de redistribuição de energia. A energia que é perdida a interferência destrutiva é recuperada na interferência construtiva.

Postagens relacionadas: