Quais são as instituições disciplinares apresentadas por Foucault?

Índice

Quais são as instituições disciplinares apresentadas por Foucault?

Quais são as instituições disciplinares apresentadas por Foucault?

Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.

O que é a disciplina para Foucault?

No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.

Quais são os dispositivos disciplinares a que se refere?

Quanto aos dispositivos disciplinares, ou instrumentos do poder disciplinar, também são em número de três os seus principais, quais sejam: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e o exame. Vejamos brevemente cada um deles. O olhar hierárquico consiste antes na idéia mais ampla de vigilância.

Quais são os mecanismos do biopoder segundo a concepção de Foucault?

O biopoder em Foucault Biopoder é uma forma de governar a vida. Foi posta em prática no Ocidente a partir do século 17 (FOUCAULT, 2012). Divide-se em dois eixos principais: disciplina, o governo dos corpos dos indivíduos; e biopolítica, o governo da população como um todo.

Qual é a relação entre disciplina e vigilância?

A disciplina se vale da vigilância como um de seus mecanismos mais eficazes. Foucault mostra que efeitos de poder, tais como o autocontrole dos gestos e atitudes, são produzidos não somente pela violência e pela força, mas sobremaneira pela sensação de estar sendo vigiado.

Quais são as pesquisas de Foucault?

  • As pesquisas se iniciam em clínicas psiquiátricas, pois nelas há a prática de segregamento do normal e anormal. Com seus estudos, Foucault chega aos conceitos de poder disciplinar e de sociedade disciplinar e chega também ao chamado “modelo de cidadão”, que seria o cidadão perfeito para as instituições: manso, produtor e consumidor.

Quais são as instituições disciplinares?

  • – Foucault, Vigiar e Punir. A disciplina é efeito do direito que acaba se tornando dever. As instituições disciplinares constituem a vertente obscura da luta pelos direitos, elas protegem, mas também obrigam. Do universal nasce uma assimetria local. A forma jurídica que garante os direitos com uma mão opera as disciplinas com a outra.

Quais são os conceitos operados por Foucault?

  • A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra.

Qual foi a obra de Foucault?

  • Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das idéias pedagógicas na Idade Moderna.

Postagens relacionadas: