O que é a várzea de um rio?

Índice

O que é a várzea de um rio?

O que é a várzea de um rio?

Várzea é um substantivo feminino utilizado para denominar uma planície ou terreno plano, em um vale extenso e cultivado. No Brasil, as várzeas são conhecidas por serem terrenos cultiváveis junto aos rios e ribeirões.

Qual a estratégia dos peixes para sobreviver durante o período de seca?

Diante disso, alguns peixes buscam estratégias para sobreviver a estes períodos, seja com adaptações fisiológicas ou buscando refúgios. ... Este trabalho buscou identificar no lago Janauacá, locais de refúgio para peixes no período de seca, que podem ser importantes para estratégias de manejo pesqueiro.

Qual a função das Várzeas de um rio?

2As várzeas têm a função de atuar como terrenos inundáveis, constituindo-se de mecanismos de contenção e drenagem na medida em que possibilitam a retenção de água e controlam a velocidade de escoamento do rio em épocas de cheia.

O que é a planície de inundação periódica dos grandes rios e por que ela é importante?

Planície de inundação ou várzea é toda a região à margem de um curso d'água que fica inundada durante as cheias. ... Após a construção da Represa de Assuã, em 1970, o nível do rio foi regulado, evitando as enchentes no Egito e causando a salinização de muitas áreas a jusante.

O que caracteriza a terra firme?

A terra firme é o ecossistema de maior expressividade e de grande complexidade na composição, distribuição e densidade das espécies. Caracteriza-se pela heterogeneidade florística com predominância de espécies agregadas em algumas formações e aleatórias em outras (ARAÚJO et al., 1986).

Qual a origem da palavra Várzea?

  • Existentes principalmente na região amazônica, as várzeas são conhecidas por serem constituídas por áreas com vegetação e terreno que sempre sofre com enchentes ou alagamentos durante a época de grandes chuvas. A palavra várzea pode possuir uma conotação pejorativa, sendo relacionada com bagunça, desordem e confusão.

Qual a estrutura da Várzea?

  • Além disso, a várzea apresenta uma alta concentração de biomassa, resultado da grande quantidade de nutrientes no solo. A estrutura dessa floresta é dividida em dois tipos principais: várzea alta e baixa. A várzea alta acompanha as margens dos rios, onde partículas maiores de sedimentos são depositadas.

Qual a importância das florestas de Várzea?

  • Na época de seca a retração das águas obriga os peixes a migrarem para outros locais, como o canal principal dos rios ou lagos permanentes. As utilizações das florestas de várzea estão centradas no extrativismo vegetal, principalmente do açaí, seringa e andiroba, exploração madeireira, pesca e pecuária de pequena escala.

Qual a profundidade dos Lagos?

  • As dimensões dos lagos são muito variáveis, desde alguns metros até várias centenas de quilómetros, como são os Grandes Lagos da América do Norte ou os Grandes Lagos Africanos. A sua profundidade também varia desde alguns centímetros até várias centenas de metros - o Lago Baikal, na Sibéria, é o mais profundo do mundo, com 1680 metros.

Postagens relacionadas: