Quais são os ligamentos do joelho e suas funções?

Índice

Quais são os ligamentos do joelho e suas funções?

Quais são os ligamentos do joelho e suas funções?

Os ligamentos cruzados têm um papel fundamental na estabilização do joelho. O ligamento cruzado anterior (LCA) impede que a tíbia (osso da perna) vá muito para frente durante a movimentação do joelho. Já o ligamento cruzado posterior (LCP) impede que a tíbia vá muito para trás.

Qual é a função de ligamentos?

Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

Quais são todos os ligamentos do joelho?

Ao todo, são quatro os ligamentos mais importantes do joelho: o Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Cruzado Anterior (LCA), Colateral Lateral (LCL) e Colateral Medial (LCM).

Qual a função dos ligamentos?

  • A função dos ligamentos é unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como amortecedores.

Por que os ligamentos são classificados?

  • Além disso, dependendo da localização, os ligamentos são classificados em: Ligamentos multissegmentares: formados pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso. Ligamentos segmentares: formados pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ...

Quando ocorre a lesão dos ligamentos?

  • Quando ocorre esse tipo de lesão, a recomendação é imobilizar o local, para que a lesão não se agrave. Os mais diversos sintomas estão associados à lesão dos ligamentos: vermelhidão, hematomas, inchaço, limitação dos movimentos, dentre outros.

Quais são os ligamentos articulares?

  • Ligamentos articulares: este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, o ligamento dos ombros e dos joelhos. Ligamento Suspensores : nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.

Postagens relacionadas: