Quais são os ligamentos do joelho e suas funções?
Quais são os ligamentos do joelho e suas funções?
Os ligamentos cruzados têm um papel fundamental na estabilização do joelho. O ligamento cruzado anterior (LCA) impede que a tíbia (osso da perna) vá muito para frente durante a movimentação do joelho. Já o ligamento cruzado posterior (LCP) impede que a tíbia vá muito para trás.
Qual é a função de ligamentos?
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Quais são todos os ligamentos do joelho?
Ao todo, são quatro os ligamentos mais importantes do joelho: o Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Cruzado Anterior (LCA), Colateral Lateral (LCL) e Colateral Medial (LCM).
Qual a função dos ligamentos?
- A função dos ligamentos é unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como amortecedores.
Por que os ligamentos são classificados?
- Além disso, dependendo da localização, os ligamentos são classificados em: Ligamentos multissegmentares: formados pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso. Ligamentos segmentares: formados pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ...
Quando ocorre a lesão dos ligamentos?
- Quando ocorre esse tipo de lesão, a recomendação é imobilizar o local, para que a lesão não se agrave. Os mais diversos sintomas estão associados à lesão dos ligamentos: vermelhidão, hematomas, inchaço, limitação dos movimentos, dentre outros.
Quais são os ligamentos articulares?
- Ligamentos articulares: este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, o ligamento dos ombros e dos joelhos. Ligamento Suspensores : nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.